Mudanças nas demandas de hóspedes e proprietários também significam novos padrões na construção de hotéis. Sendo assim, é interessante que os hoteleiros estejam sempre atentos às tendências na hora de abrir um novo empreendimento, segundo o Hotel Management.

Essa atenção às tendências deve acompanhar as novas necessidades dos hóspedes, visando principalmente garantir uma jornada facilitada, prática e principalmente, com o conforto que o hóspede busca. Neste cenário, foram elencadas algumas das principais tendências na construção de hotéis.

Tendências

Construa sustentabilidade: existem maneiras de encurtar os ciclos de renovação com o meio ambiente, de acordo com Cesar Herrera, vice-presidente de Design e Construção do Outrigger Hospitality Group. “Por exemplo, o porcelanato colocado a seco é cinco vezes mais rápido que o tradicional e utiliza reciclagem de pneus antigos de caminhões”, explica. Além disso, ele diz que há interesse crescente em energia solar, sistemas inteligentes e reutilização de água para minimizar o desperdício.

Considere o desafio 2030: muitas empresas estão envolvidas no chamado Desafio 2030 com o objetivo de minimizar os danos causados por projetos de construção.

Compartilhe a história da sustentabilidade: marcar a história de um hotel em torno de iniciativas ambientais é fundamental, visto que muitos hóspedes estão focados em experiências ecológicas.

Considere a construção modular: embora os projetos modulares tradicionalmente tenham se limitado a projetos de serviços selecionados, eles estão ganhando terreno em mais segmentos.

Plano para atrasos: Cornelius F. Riordan, advogado de Direito da Construção da Robbins DiMonte, observou aumento nos atrasos na construção devido a problemas na cadeia de suprimentos, aumento de preços de riscos trazidos pela pandemia de Covid-19.

Fonte local: o fornecimento de materiais na América do Norte ou México, por exemplo, tornou-se uma prioridade maior devido aos desafios de contêineres e portos marítimos de meados ao final de 2021, afirma Blake Clancy, executivo de Projetos da Coakley¨& Williams Construction. Dessa forma, segundo ele, os departamentos de compras dos hotéis têm a responsabilidade de identificar e entender onde os materiais especificados serão fabricados e adquiridos.

Saiba de onde vêm as peças: parte do fornecimento local é saber com antecedência quais elementos vêm, de onde e quanto tempo levará para obtê-los. Por exemplo, muitos painéis solares são fabricados internacionalmente. Portanto, é necessário considerar esse tempo no projeto de um hotel.

Digitalize a cadeia de suprimentos: as integrações de sistemas são fundamentais para um planejamento eficaz e na comunicação com fornecedores.

Design para tecnologia: com os hóspedes esperando uma gama cada vez maior de serviços de tecnologia, os arquitetos devem planejar as capacidades futuras antes do início da construção.

Adicione acessos ao ar livre: grandes pátios e decks que podem ser acessados por portas de correr ou janelas operáveis são cada vez mais populares, segundo especialistas.

Construa espaços de amenities: Clancy destaca que notou um foco maior em espaços de amenities nos hotéis. A marca AC, da Marriott International, por exemplo, tem presença expandida para o lobby e espaço do restaurante.

Construa lobbies para conexões: embora os quiosques possam ser cada vez mais populares, os lobbies ainda precisam acomodar uma experiência tradicional de check-in.

Crie espaços de self-care: especialistas observam grande aumento na procura por instalações de autoatendimento nos hotéis. Assim, hóspedes estão buscando empreendimentos com a abordagem “escola seu próprio estilo de aventura”.

Considere sistemas VRF: Clancy afirma que os hoteleiros estão se afastando dos sistemas tradicionais de aquecimento e resfriamento, buscando opções com maior desempenho e eficiência energética.

Construa espaços de coworking: essas áreas estão no topo da lista de comodidades para hotéis. Tendência global, mesas comunitárias ou áreas de estar em estilo bar são obrigatórias, juntamente com algumas salas fechadas que permitem que os hóspedes participem de videochamadas.

Considere madeira laminada cruzada: especialistas observaram aumento no uso de métodos de construção com madeira laminada cruzada, que consiste em um painel de madeira de engenharia sólida, pré-fabricado em grande escala.

Esteja atento à acessibilidade: uma das grandes tendências na construção de hotéis é facilitar o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, que buscam por experiências que contemplem suas necessidades.

Trabalhe a paisagem: o ambiente mais campus-resort, com cabines imersas na paisagem, é uma grande tendência na hotelaria, proporcionando maior contato do hóspede com a natureza.

Mitigue aumento de preços: é sempre importante desenvolver documentos que mitiguem potenciais aumentos de preços durante o ciclo de vida de um projeto. Se houver algum aumento, os custos devem ser divididos entre os participantes para que nenhum indivíduo ou empresa sofra o impacto.

Mantenha a comunicação: as comunicações em tempo real simplificam o gerenciamento de projetos para todas as partes interessadas. Quando todos estão espalhados, soluções poderosas de software fornecem agilidade, responsabilidade e transparência para minimizar atrasos e riscos”, finaliza Herrera.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International