Pouca gente sabe, mas o ibis Blumenau é um empreendimento simbólico no mercado brasileiro. O hotel localizado no centro da cidade catarinense foi a primeira franquia da Accor no Brasil, além de ter sido construído e operado pela Atrio Hotel Management. Em 2023, a propriedade completa 20 anos com bons resultados em seus indicadores.

O hotel tem ocupação média de 65% no acumulado do ano e melhor diária média desde 2019, com alta de mais de 20%. Com 110 apartamentos, o ibis Blumenau atende tanto o turismo corporativo quanto o de lazer, em uma equação de 60% e 40% para cada perfil de público, respectivamente.

“Nosso plano de desenvolvimento por meio de franquias é bastante agressivo no Brasil, tanto que cerca de 90% do que a gente desenvolve já por meio deste modelo e estamos ampliando bastante o volume em número de hotéis, devendo chegar a 200 hotéis, neste modelo, já em 2024”, diz Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor.

Na Atrio, o modelo de franquias também segue na ponta da estratégia de expansão. “Hoje, o core do nosso negócio são as franquias. Nós estruturamos nossa operação ao redor desta modalidade e comemoramos o fato de sermos a empresa com o maior número de hotéis franqueados da Accor na América do Sul”, diz Beto Caputo, CEO da operadora.

Caputo salienta que a chegada da marca ibis ao Brasil impulsionou o desenvolvimento do setor, com a Atrio como uma das pioneiras no segmento. “Fico muito feliz de atuar na gestão deste empreendimento e ter Blumenau na história e como berço de lançamento deste modelo. Este hotel é icônico porque foi o primeiro a seguir a nova lei de franquias no Brasil, o que regulamentou todo o nosso setor”, diz o executivo.

Três reformas e duas décadas depois, o ibis Blumenau segue como o único empreendimento econômico da cidade estampando uma marca de bandeira internacional.

Franquias

Atualmente, dos 184 hotéis franqueados de marcas administradas pela Accor no Brasil, 73 estão sob a gestão hoteleira da Atrio sob as bandeiras Grand Mercure, Mercure, Novotel, ibis, ibis Styles e ibis Budget. Eles estão em 13 estados e somam quase 11 mil apartamentos.

“A hotelaria é composta por três eixos principais, que são o imobiliário (prédio, tijolo, a construção, em si), a marca/branding (ecossistema de marketing, vendas e fidelização) e a operação (gestão do dia a dia). E o modelo de franquia dá oportunidade para que empreendedores consigam ter um hotel de uma marca internacional com toda infraestrutura para fazer a gestão técnica, operacional e comercial de forma ampla, com um ecossistema que já está estruturado”, diz Caputo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor