Como ocorre há dez anos, os Hotéis Othon promovem hoje (12) o evento "Uma Tarde de Natal Uerê", com apresentações de coral, violinos, capoeira e dança elaboradas pelas crianças e jovens atendidos pelo projeto Uerê, no Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Rio Othon Palace e é exclusivo para convidados e colaboradores da Rede Othon.

Localizado no Complexo de Favelas da Maré, na comunidade da Baixa do Sapateiro (RJ), O Projeto Uerê atende anualmente até 430 crianças e jovens que se encontram em situação de extrema pobreza e exclusão social. O atendimento é feito para membros da própria comunidade e de comunidades vizinhas, entre seis e 18 anos de idade.

Trata-se de uma escola diferenciada com metodologia de ensino própria, denominada de Pedagogia Uerê-Mello, desenhada para crianças e jovens com bloqueio cognitivos e emocionais, devido à exposição a traumas e violência. O projeto prevê aos Uerês, o complemento do ensino formal, com aulas de português, matemática, história, geografia, ciências e idiomas. E mais oficinas de música, capoeira, canto, violino e informática. Além disso, oferece ainda três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche).

Jovens de 15 a 18 anos do Projeto Uerê também participam de capacitação em hotelaria por meio de uma parceria com o Senac-Rio. Durante o período de dois anos, aprendem a parte teórica e são contratados pelo Programa Jovem Aprendiz nos hotéis Othon, também em parceria com o Uerê. Além da capacitação, recebem bolsa e vale-transporte pelas horas práticas realizadas nos hotéis.

Serviço
othon.com.br
projetouere.org.br

* Crédito da foto de capa: divulgação/Hotéis Othon