Pioneira no setor de feiras e eventos, Magdala Castro faleceu ontem (2), aos 97 anos. Fundadora da Equipotel e do HotelNews, a executiva trouxe para o mercado brasileiro uma das feiras mais relevantes para o segmento hoteleiro e deixou um grande legado.

Em nota, a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios prestou sua homenagem à profissional. “É com profundo pesar que trazemos a notícia do falecimento da Sra. Magdala Castro. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, informou a entidade em nota.

Em nome da Equipotel, Daniel Pereira, gerente da feira, lamentou a morte da fundadora do evento que completa 60 anos em 2023. “É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da Sra. Magdala Castro. Desejamos força à família nesse momento de luto. A Equipotel, bem como todos os seus colaboradores, sentem muito com sua partida”.

História e legado

Natural de Niterói (RJ), Magdala começou sua carreira no turismo na Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, onde atuou na Divisão de Agências da empresa no Aeroporto Santos Dumont. No cargo, era responsável pelo relacionamento com agentes de viagens, até que decidiu atuar por conta própria.

A executiva optou por fazer a corretagem de anúncios para emissoras de rádio, jornal e cinema. Mais tarde, ao lado do jornalista Normando Lopes, criou a agência Aero Publicidade. Em 1958, teve a ideia de oferecer os serviços para a rede Othon, que planejava abrir o hotel Trocadero.

Na época, desenvolveu uma campanha publicitária, que incluía a elaboração de uma revista comemorativa, a Othonews. Com o sucesso da primeira edição, muitas empresas passaram a anunciar no veículo e mais dois números foram lançados.

A publicação, antes restrita aos hotéis, mais tarde se tornaria a HotelNews. A partir de seu bom relacionamento com a cadeia de fornecedores hoteleiros, Magdala lançou a Exposição Indústria Fornecedora da Hotelaria, que até então acontecia junto ao congresso da ABIH e hoje é conhecida como Equipotel.

Mãe de quatro filhas, a executiva ainda ocupou uma cadeira 7 na Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Graduada em Ciências Econômicas, realizou cursos de aperfeiçoamento em Relações Públicas, Vendas, Publicidade, Marketing e Administração Hoteleira.

Em 2018 ganhou uma biografia, escrita por Ines Garçoni e Simoni Goldberg: Magdala – Intuição e talento na hotelaria brasileira.

(*) Crédito da foto: Divulgação