Os dados são um dos ativos mais valiosos para um hoteleiro que busca maximizar os negócios. Eles fornecem tendências de reserva e preferências dos hóspedes e podem ser aplicados em todos os departamentos para garantir um planejamento mais eficaz, desde o gerenciamento das receitas até estratégias de marketing e distribuição, diz o Hotel Management.

Dessa forma, é interessante que os hoteleiros saibam algumas maneiras de aplicar os dados para otimizar operações e, consequentemente, elevar os indicadores. Abaixo, estão cinco delas.

Principais insights

Melhorar a gestão de receitas: ao compreender os dados e antecipar a demanda futura, é possível ajustar a estratégia de receita de acordo com as tendências, antes que elas aconteçam. As soluções de business intelligence não fornecem apenas dados de reservas registrados e perspectivos.

Por isso, considere adicionar conjuntos de dados adicionais, como short-term rentals e viagens aéreas, para ter uma visão de longo prazo do que está chegando ao seu mercado. Por exemplo, pesquisas mostram que a maioria dos viajantes pesquisa e reserva suas viagens aéreas com bastante antecedência relativamente às suas acomodações.

Se você observar um aumento de voos reservados em seu mercado durante uma janela futura, isso se tornará um bom indicador antecedente da demanda hoteleira. Ao correlacionar conjuntos de dados de alta qualidade para construir uma imagem completa das viagens, é possível informar de forma mais eficaz as estratégias de gerenciamento de receitas e começar a ajustar a oferta de marketing para ajudar a impulsionar a demanda lucrativa.

Informar campanhas de marketing: o marketing não trata apenas de alcançar pessoas. Trata-se de alcançar e influenciar seu público-alvo. Uma campanha de mídia digital baseada em dados gera retornos lucrativos. Um bom ponto de partida é se perguntar quem está reservando e como é possível alcançar o público.

Campanhas de marketing informadas permitem agilizar os negócios e esforços de vendas, sem comprometer o resultado final.

Distribuição omnichannel: em um cenário competitivo, é fundamental maximizar os canais de reserva mais rentáveis. Mas aumentar a cota de mercado e manter vantagem competitiva exige uma estratégia de distribuição clara.

Quer pretenda reservas corporativas, de grupo ou de lazer, certifique-se de que o seu hotel está visível nas plataformas mais relevantes para o seu público-alvo.

Otimizar decisões operacionais: para garantir interrupções mínimas e um serviço tranquilo, tome decisões operacionais baseadas no médio e longo prazos. Se os dados mostrarem que se aproxima um período de alta demanda, isso deverá moldar as decisões operacionais e de pessoal.

Antecipando-se a um aumento repentino, você pode trazer funcionários adicionais de propriedades irmãs ou treinar membros da equipe com antecedência. Isso aliviará a pressão sobre o seu hotel durante períodos de pico e garantirá que você tenha uma força de trabalho capacitada e pronta para atender à demanda.

Maximizar os negócios de grupo: nem todas as reservas acontecem da mesma forma, e é por isso que maximizar os negócios de grupo podem proporcionar vantagens significativas para os hotéis.

As viagens em grupo são muitas vezes reservadas com bastante antecedência, garantem o equilíbrio sazonal, prometem oportunidades de vendas cruzadas e de upsell, mantêm a ocupação consistente e, claro, proporcionam receitas significativas.

(*) Crédito da foto: Unsplash