(*) O Hotelier News conta, durante a WTM-2019, com o apoio do Holiday Inn Parque Anhembi.

wtm-la lucianeWomen in Travel é destaque no primeiro dia de feira, diz Luciane

A WTM-LA (World Travel Market Latin America) 2019 foi aberta há pouco com a presença de lideranças do setor e autoridades, como o ministro Marcelo Álvaro Antônio. A 7ª edição do evento continua até quinta-feira (4), no Expo Center Norte, com a participação de 600 expositores de 50 países diferentes. 

Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo; Claude Blanc, diretor global de Portfólio da WTM; Fernando Fischer, CEO da Reed Exhibitions Alcantara Machado; Luciane Leite, diretora da WTM-LA, tiveram a palavra durante abertura.

Para abrir a feira, Luciene Leite demonstrou, em números, o tamanho da edição desse ano. "Entre os estandes, 42 são de operadoras, um recorde para a WTM-LA. Nos três dias, estão pré-credenciados 2,5 mil agentes de viagens, desses 750 confirmados, que devem realizar cerca de 2,4 mil reuniões", disse a diretora. 

Luciane também chamou atenção para as novidades da feira. Painel Women In Travel e o International Pavillon são destaques. "É o primeiro ano que o Women In Travel vem ao WTM-LA. Essa iniciativa já está presente nos demais eventos pelo mundo e é de extrema importância quando vemos que 63,5% do time da WTM é composto por mulheres", afirma.

"O International Pavillon, um lugar para expositores independentes apresentarem seus produtos, também teve maior adesão esse ano. No total, há 16 expositores confirmados de diversos países. Outra comemoração é o retorno de destinos à feira, como a Guatemala, Santa Catarina e Alagoas."

WTM-LA: conquistas do turismo

wtm-la lummertzLummertz afirma que Estado burocrático impede o crescimento do turismo

Em sua fala, o secretário de Turismo paulista enfatizou as conquistas da pasta, estadual e nacional, nos primeiros meses dos novos governos. A isenção de visto ao Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália; abertura de capital internacional de aéreas; redução da alíquota do ICMS para combustível de aviação em São Paulo e a renovação da Lei Geral do Turismo foram mencionados. 

"Estamos em um momento de subida do turismo, o setor cresceu quase o dobro da economia do país em 2018. Esse é o momento de tirar o estado da frente para a economia expandir", afirmou Lummertz. 

Para finalizar a abertura, o ministro do Turismo prometeu um grande revogaço antes dos 100 dias de governo. "Vamos revogar tudo aquilo que traz burocracia e impedimento ao desenvolvimento do turismo. Devemos estar de portas abertas ao capital estrangeiro, seguindo uma agenda liberal", afirmou Antônio. 

Por fim, afirmou que a pasta busca implementar um teto nacional de 12% para a alíquota do querosene. "Queremos incluir 40 milhões de viajantes no turismo doméstico e para isso temos que diminuir o custo brasil", finalizou. 

wtm-la ministroMinistro pretende implementar teto nacional para a alíquota do querosene

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis/ Hotelier News