Premiações, estrelas e classificações de estabelecimentos são reconhecimentos comuns no mercado. Empresas como a Forbes e a Conde Nast, por exemplo, são referências por desenvolverem rankings de estabelecimentos e pessoas relevantes em seus segmentos. Em 2023, a hotelaria ganhará uma lista inédita dos 50 Melhores Hotéis do Mundo pela World’s 50 Best.

Em setembro, a empresa divulgará o The World’s 50 Best Hotels e empreendimentos russos não serão cogitados, segundo a Bloomberg. Vale lembrar que o setor hoteleiro já conta com algumas listas conhecidas, como a divulgada anualmente pela revista Travel+Leisure.

De acordo com a The World’s 50 Best, este é o primeiro lançamento global da marca desde 2009, quando o ranking dos 50 melhores bares chegou ao mercado. “Após anos de planejamento, consultas com especialistas internacionais e pesquisas sobre viagens globais, a revelação da lista marcará um momento sísmico, pois viajantes experientes poderão descobrir os melhores restaurantes, bares e hotéis do mundo aqui mesmo na plataforma 50 Best”, diz o site oficial da empresa.

A empresa, reconhecida no ramo de gastronomia, quer unir os três pilares complementares sob a bandeira 50 Best, tornando-se um ponto de referência global. Os 50 Melhores Hotéis do Mundo se juntarão aos 50 Melhores Restaurantes e aos 50 Melhores Bares entre os principais rankings da marca, todos com lançamentos anuais.

“Nossa ambição é criar o sistema de classificação de hotéis mais igualitário, útil e transparente já criado. Ao contrário de outros prêmios de hotel, não haverá custo de entrada, pré-seleção ou comparecimento à cerimônia. O resultado será uma lista genuína das experiências de hotel mais memoráveis ​​em todo o mundo, tudo embalado para os amantes de viagens explorarem”, afirma a empresa.

Critérios e avaliações

O desenvolvimento da lista será feito a partir de uma mecânica de votação — a mesma utilizada para os demais rankings da 50 Best. Os escolhidos serão avaliados por experiências de viagens coletadas por 580 votantes — que serão compostos por hoteleiros, jornalistas de viagens, educadores, profissionais da hospitalidade e viajantes de luxo experientes. Todos os participantes serão selecionados por líderes da Academy Chairs em nove regiões do globo.

É importante ressaltar que, exceto os líderes da Academia, todos os eleitores são anônimos, porém são profissionais com experiência no setor hoteleiro mundial. A coorte de votação será composta por 50% de jornalistas de viagens, 30% de hoteleiros e 20% de viajantes de luxo experientes.

O painel será revitalizado com pelo menos 25% de novos votantes a cada ano para garantir que a lista seja atualizada, como é o caso dos 50 melhores restaurantes do mundo e dos 50 melhores bares do mundo.

A World’s 50 Best afirma que não existem critérios específicos de avaliação. A empresa apenas pede que os eleitores listem suas sete melhores experiências em hotéis durante o período de votação.

“Acreditamos fortemente que o processo de votação não deve ser um exercício de marcação de caixas e, em vez disso, depositamos confiança em nossa equipe de especialistas. Pedimos apenas que considerem todos os elementos da operação do hotel ao fazer sua escolha: desde o primeiro ponto de contato com a recepção até o conforto do quarto, desde a qualidade da oferta de alimentos e bebidas e das instalações no local até o momento em que eles fazem check-out”, explica a empresa.

Por não possuir critérios pré-determinados, qualquer hotel do mundo pode ser indicado e elegível para a lista. Não há requisitos como tamanho, instalações ou número de quartos, por exemplo. Os eleitores têm a liberdade de indicar qualquer propriedade que considerem apta a fazer parte do ranking.

(*) Crédito da foto: Christopher Pilke/Bloomberg