Localizado em São Roque (SP), o Hotel Villa Rossa apresentou recentemente sua nova área, voltada para as famílias: a Floresta. O objetivo da novidade é gerar maior oportunidade de conexão entre pais e filhos, com diversas atividades de lazer. O projeto foi assinado pelo escritório de arquitetura Atelier O’R e recebeu investimento total de R$ 2,7 milhões.

Segundo Rafael Alegre, gerente geral do Villa Rossa, o projeto é um sonho antigo, que visa proporcionar um espaço diferenciado, de desconexão com a tecnologia, maior interação familiar e entretenimento para os hóspedes. “Totalmente acessível, a nova área recreativa para as famíias tem dois andares e foi pensada para unir a natureza do nosso entorno ao projeto, destacando também sua importância e toda a decoração e arquitetura. O espaço ainda receberá mais uma novidade até o início do segundo semestre: um labirinto interativo, que ficará no gramado”, destaca.

Patrícia O’Reily, arquiteta idealizadora do projeto e sócia do Atelier O’R, ressalta que a nova área surge com o propósito de reconectar as pessoas ao meio ambiente, tendo a sustentabilidade, que já vem sendo trabalhada nos últimos anos pelo hotel, como eixo estrutural. “Projetamos com os princípios de uma arquitetura bioclimática curativa, voltada ao bem-estar de todos que por ali passarem e em toda a cadeia produtiva da construção, onde optamos por materiais de baixa toxicidade, atividades lúdicas e estratégias de baixo impacto”, reforça.

“Na área dos pequenos, duas ocas construídas com o mesmo sistema construtivo indígena trazem às nossas raízes para permear o despertar e o respeito aos povos originários da nossa região. Outro ponto de destaque é a mimetização da árvore nativa da área infantil, que é o grande símbolo da sustentabilidade apresentado no projeto, estabelecendo relação do hotel com o bioma local, justamente para estimular a consciência de que no Villa Rossa estamos abraçados pela Mata Atlântica e temos compromisso de promover impactos positivos no entorno”, acrescenta.

Estrutura

Para os adolescentes, o espaço conta com espaço de jogos, cinema e área de interações. A Floresta reforça a importância de conviver de forma harmoniosa com a natureza e as pessoas. Com 900 metros quadrados (m²) de área construída, a atração está dividida em ambientes por faixas etárias para que as famílias e crianças possam aproveitar novas experiências.

“Construímos um espaço onde as famílias possam estar juntas para brincar, respeitando os desejos e arquétipos de cada faixa etária, em um ambiente que recria e mimetiza a própria natureza. Tudo foi pensado para conectar crianças e elementos ali presentes. Temos um céu estrelado, uma lua, uma floresta desenhada com animais do bioma local, referências da nossa cultura indígena, amplas áreas para brincadeiras lúdicas entre outras incríveis atividades”, afirma Patrícia.

Pensando nas crianças menores de três anos, foi desenvolvida a Aldeia dos Sonhos, área com visual lúdico. Já para as crianças de quatro a sete anos, o Bosque da Imaginação terá oficinas de materiais recicláveis, vivências sensoriais por meio de atividades lúdicas, peças e apresentações teatrais em seu miniteatro em datas especiais, além de jogos com personagens e interação com a natureza em seu labirinto externo.

O Jardim da Diversão é destinado ao público adolescente e conta com mesa de jogos e cinema com um painel de LED de quase cinco metros. Eventualmente, acontecem pocket shows e baladas com DJ. As crianças e adolescentes também poderão ter contato com obras de artistas contemporâneos, por meio do Projeto Teia Mirim.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Villa Rossa