Após a pandemia de Covid-19, uma das principais preocupações para as viagens corporativas era quando o setor ia conseguir se recuperar plenamente. Pelo visto, este momento chegou. Para este ano, é prevista a recuperação total dos gastos com viagens de negócios, com o mercado regressando ao nível observado em 2019, aponta o Hotel News Resource.

Muita coisa mudou nos últimos cinco anos. Primeiro, os viajantes de negócios de hoje são cada vez mais criteriosos, à medida que procuram obter o valor máximo de cada viagem. Além disso, novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial) generativa, podem proporcionar uma experiência aprimorada nas viagens corporativas.

Essas mudanças são exploradas no relatório Business Travel Trends 2024, produzido pela Globetrender, Cytric Easy e Amadeus. Do empilhamento de objetivos às viagens de campo executivas e assistentes pessoais de IA, a pesquisa aborda uma série de tendências para o segmento.

Principais insights

AI PAs para revolucionar as viagens auto-agendadas: para os viajantes corporativos, o surgimento da IA generativa catalisou a chegada das AI PAs. Essas soluções inteligentes podem ajudar pacientemente em tudo, desde o aconselhamento sobre opções de itinerário até o uso de linguagem natural que orienta o viajante sobre a política de viagens de sua empresa.

Viagens de campo executivas entram em foco: as escapadas estratégicas deverão disparar em 2024. A programação de dias de formação de equipes tem sido frequentemente utilizada para reunir as pessoas. Mas uma mudança para viagens mais longas, muitas vezes na natureza, dá origem à tendência.

Acumúlo de objetivos para multiplicar o valor das viagens corporativas: à medida que cresce a pressão para aderir aos mandados de sustentabilidade das empresas e gerir as despesas face ao aumento dos preços, haverá maiores exigências aos funcionários para que justifiquem as viagens a trabalho.

Itinerários combinados assumem o centro das atenções: uma nova mentalidade corporativa e sistemas automatizados estão permitindo itinerários combinados para viajantes, que vão além de simples viagens bleisure e envolvem um fim de semana marcado com alguns dias de reuniões.

Empresas aumentam esforços para reduzir emissões de carbono: as ambições de sustentabilidade estão sendo levadas a sério pelo mundo das viagens corporativas. Um relatório da Amadeus revela que 90% das empresas de viagens no setor tinham uma estratégia em vigor para alcançar essas metas ou estão planejando implementar uma em 2024.

Despesas digitalizadas: o mundo das finanças corporativas está subindo de nível, impulsionado pela transição para despesas digitais e cartões virtuais. A mudança marca o fim de uma era dominada pela complexa gestão manual de formulários de despesas e pelo constante malabarismo com recibos de papel.

Power Networking cresce: o Power Networking surgirá como uma abordagem nova e hiperfocada para adquirir e construir novas conexões. Afinal, se os funcionários estão tirando um tempo longe de suas mesas e de suas famílias, eles precisarão garantir que isso valha a pena. Isso significa elaborar itinerários mais ricos com múltiplas reuniões fora da agenda principal.

“Ao olhar para o futuro das viagens de negócios em 2024, fica claro que duas macromudanças estão acontecendo em paralelo: a tecnologia está tornando o planejamento e a execução de viagens cada vez mais simples. Mas há também um desejo de ‘voltar ao básico’, que se manifesta em retiros empresariais baseados na natureza e no renascimento dos ‘almoços poderosos’. Isso destaca o valor duradouro da conexão humana na construção de bons relacionamentos comerciais” diz Jenny Southan, CEO e fundadora da Globetrender.

“As reuniões presenciais trazem muitos benefícios, desde o aumento do capital social até a promoção de ideias e o envolvimento conjunto em pensamentos mais complexos. O contato pessoal oferece uma vantagem competitiva quando se trata de conhecer clientes, pois conversas reais podem gerar interações mais eficazes, eficientes e geradoras de confiança”, finaliza Deborah Mahoney, head de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Amadeus Cytric Solutions para as Américas.

(*) Crédito da foto: Briana Tozour/Unsplash