Trump Hotel no PanamaAdvogadosde Trump confirmaram que vão brigar na justiça até o final

O fato ocorreu esta semana, na Cidade do Panamá, com pompa nas redes sociais, mas sem nenhuma cerimônia. O agora antigo Trump International Hotel & Tower Panama, não ostenta mais a alcunha presidencial. Após um prolongado impasse judicial sobre o controle do hotel, o investidor majoritário do empreendimento, Orestes Fintiklis, simplesmente retirou o nome da empresa de Donald Trump da propriedade – e da fachada também.

Nesta semana, um oficial judicial panamenho deu base legal ao pedido da Fintiklis, garantindo-lhe a posse do imóvel de 70 andares. “Esta foi uma disputa puramente comercial que tinha saído completamente de controle", comenta Fintiklis, que é sócio da Ithaca Capital Partners, fundo baseado em Miami. "Hoje, a pendenga foi resolvida pelas autoridades e pelos juízes deste país", completa.

Trump: entenda a polêmica

O Trump International Hotel & Tower Panama foi inaugurado em 2011. No ano passado, a Ithaca Capital Partners comprou 202 das 369 unidades do empreendimento. Com isso, o fundo passou a ter controle majoritário nas operações da propriedade. Desde então, entretanto, só colecionou prejuízos: em 2017, por exemplo, hotel registrou uma pífia ocupação de 27%.  

O mau desempenho levou a uma votação, em novembro passado, na qual a associação de investidores decidiu falar para a empresa de Donald Trump a clássica frase que o deixou famoso do público americano: “You’re fired (você está demitido, na tradução livre do inglês)”. A retirada da alcunha presidencial da fachada do empreendimento foi a cereja do bolo (veja um vídeo aqui).

Em comunicado, advogados da The Trump Organization disseram que, apesar da primeira decisão em favor da Ithaca Capital Partners, a empresa não desistirá da briga. "A Trump Hotels está totalmente convencida de que não só prevalecerá, como também acredita que deve ser recompensada pelos danos à sua imagem.”

As palavras dos advogados de Trump devem ser levadas a sério. Um exemplo de como a briga está só no começo ocorreu em janeiro. Na ocasião, Fintiklis convidou executivos da Marriott International a visitar a propriedade sem informar a equipe do Trump Hotel. Em represália, a comitiva foi expulsa do hotel sem muita cerimônia, a mesma, aliás, que Fintiklis usou para retirar a marca presidencial da fachada do imóvel.

Outros confusões se repetiram até essa semana, quando o oficial de justiça visitou o empreendimento com uma ordem judicial. Uma coisa, no entanto,  é certa: Donald Trump não foge de brigas. Será que ele utilizará a mesma retórica bélica usada para negociar com Kim Jong-un? Só o tempo dirá…

(*) Crédito da foto: Divulgação/Trump International Hotel & Tower Panama