txai itacaré- bem-estarMárcia explica os benefícios da culinária ayurvédica

Reforçando o compromisso com o bem-estar dos hóspedes, o Txai Itacaré ofereceu na manhã de hoje (2), um café da manhã na Amma Casa do Sabor – em São Paulo – para apresentar a 12ª edição do “Praticando o Bem Viver”. O evento funciona como uma imersão de quatro dias no hotel baiano, buscando proporcionar experiências que conectem as pessoas consigo mesmas e com a natureza. 

Bruna Dib, diretora de Vendas e Marketing do Txai apresentou o programa para agentes de viagens e profissionais do trade ao lado de Márcia De Luca, uma das idealizadoras do evento, professora e estudiosa de yoga, meditação e medicina ayurvédica; e Nininha Lacombe, nutricionista da Small Acts responsável pelo menu da experiência 100% voltado aos preceitos ayurvédicos e suas particularidades. 

“Estamos aqui hoje porque apesar do programa existir há 12 anos, sentimos que o trade nem sempre está por dentro do que acontece nesses quatro dias”, inicia a diretora. “O ‘Praticando o Bem Viver’ foi criado para conectar corpo e alma com temas que são pensados para serem trabalhados a cada ano. Queremos levar esse conhecimento para outras pessoas”, explica.

Hóspede habitué do hotel desde sua inauguração, Márcia conduz a programação da imersão desde sua criação. “Cada ano escolhemos um tema diferente que vem de um processo criativo, instintivo. Este ano, a Nininha sugeriu que abordássemos a medicina ayurvédica, pois é algo com profundidade e sempre buscamos oferecer um evento com propósito”, diz. “Não é apenas o turismo pelo turismo, mas por fazer diferença na vida das pessoas que passam por lá”, ressalta.

Responsável pelo menu e parceira do ‘Praticando o Bem Viver’ há dois anos, Nininha explicou sobre seu trabalho com a culinária medicinal e o propósito da alimentação dentro do programa. “Cada dia o jantar será voltado a um dosha diferente. Hoje a alimentação de modo geral ficou preocupante e minha missão é mostrar para as pessoas que pequenos hábitos e saber escolher os alimentos fazem toda a diferença”, afirma. 

Txai Itacaré: programação

A 12ª edição acontece entre os dias 19 e 22 de setembro e terá sua programação inteira voltada aos doshas ayurvédicos (perfil biológico de cada indivíduo). Divididos em três tipos, todos os dias os jantares serão servidos de acordo com as necessidades de cada perfil, porém todos os participantes terão acesso. Além da gastronomia, as aulas de yoga, meditação e respiração também serão baseadas nos preceitos da medicina nascida na Índia.

“Vamos abordar hábitos que auxiliam cada indivíduo no dia a dia a enfrentar a rotina de maneira mais leve. Queremos que os hóspedes se conectem com a natureza ao redor e seus ritmos”, comenta Márcia. 
A programação também terá o acompanhamento da endocrinologista Alessandra Rascovski, abordando o lado científico da ayurveda e seus benefícios em palestras e debates do lado de Márcia. Caminhadas na praia, massagens e exercícios estão inclusos na imersão, porém nenhum item é obrigatório, dando total liberdade e flexibilidade para cada hóspede traçar seu final de semana. 

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News