txai itacareResort atua nas áreas de conservação, desenvolvimento da comunidade e preservação da fauna e flora brasileira

Visando promover o turismo sustentável e gerar maior conscientização da comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente, o Txai Itacaré vem ao longo dos anos trabalhando projetos socioambientais na região da Costa do Cacau (BA).

Para colocar em prática os valores do empreendimento, o Instituto Companheiros do Txai foi criado visando integrar hóspedes, comunidade local e natureza. A entidade trata de assuntos como conservação da biodiversidade, reciclagem, compostagem, tratamento de água e esgoto em iniciativas em escolas públicas e núcleos educacionais da região no formato de aulas e palestras. 

O movimento Companheiros do Txai, fundado há 16 anos, beneficia pequenos agricultores locais por meio da CSA (Compensação de Serviços Ambientais) por recuperação da vegetação nativa e adoção de práticas agrícolas sustentáveis. No total, cerca de 150 famílias já foram favorecidas.

A maioria dos moradores vivem da colheita de frutas e hortaliças orgânicas que abastecem os dois restaurantes do resort. O restante da produção é comercializado na feira que acontece em Itacaré. 

A ação Projeto Companheiros do Txai foi criado para sensibilizar o turista quanto à importância de seu papel na preservação da região. A visita e troca de informações com os participantes do projeto levam em conta a premissa de que o turismo transforma os lugares e a vida das pessoas que vivem no entorno.

Txai Itacaré: vida marinha

Uma das iniciativas mais importantes do resort é o Txaitaruga – que cuida da reprodução das tartarugas marinhas, protegendo os filhotes nos períodos de desova que acontece todo ano entre setembro e março. Criada em 2004, ação já atendeu mais de 60 mil tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote.

(*) Crédito das fotos: Carol da Riva/Txai Itacaré