Se 2023 marcou a retomada do turismo internacional aos patamares pré-pandêmicos, em 2024 o setor ganhará novos contornos. De acordo com dados da OMT (Organização Mundial de Turismo), este ano o turismo global aumentará 15% frente ao ano anterior, ultrapassando 2019 em 2%.

Segundo divulgado pelo Skift, uma combinação de políticas de isenção de vistos, desejo por viagens e a recuperação da China serão alguns dos elementos que incentivarão o turismo internacional em 2024.

A OMT espera que o aumento da conectividade aérea, uma recuperação mais forte dos mercados e destinos asiáticos e o desencadeamento da procura reprimida sejam fatores-chave para o turismo este ano.

A Skift Research previu esta semana que a Ásia será um líder de crescimento em seu Global Travel Outlook para 2024.

Políticas de isenção de vistos

Em 2024, a China deverá trazer um forte impulso para o segmento, segundo a entidade. Os voos pré-pandêmicos entre o destino e outros países estão em fase de retomada. A nação asiática estendeu a isenção de visto para cidadãos da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Malásia até 30 de novembro.

Na África, Quênia e Ruanda promulgaram políticas de isenção de vistos que deverão facilitar o crescimento do turismo regional.

Espera-se que o novo visto regional da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos, do Qatar, do Bahrein, do Kuwait e de Omã impulsione o turismo em partes do Médio Oriente. A evolução do conflito Hamas-Israel, no entanto, pode atrapalhar as viagens na região e impactar a confiança dos viajantes, aponta a OMT.

Boom do turismo americano continuará

Apoiadas por um dólar americano forte, as viagens ao exterior norte-americanas catalisarão a recuperação em 2024. Em 2023, os turistas dos EUA impulsionaram a retomada da Europa.

Os norte-americanos foram a “principal clientela estrangeira” de Paris e o segundo maior gastador em 2023, disse Corinne Menegaux, diretora-gerente do Posto de Turismo de Paris. Cerca de 1,8 milhão turistas dos EUA visitaram a cidade por via aérea em 2023, um aumento de 25% em relação a 2022.

Os destinos esperam que o boom do turismo norte-americano continue. O VisitBritain, por exemplo, prevê que os EUA continuarão a ser responsáveis ​​por quase uma em cada cinco libras de todos os gastos com viagens de entrada no Reino Unido em 2024.

Os EUA também ficou em segundo lugar no ranking de mercados emissores de turistas estrangeiros no Brasil em 2023, perdendo apenas para a Argentina. No ano passado, o turismo brasileiro recebeu quase 6 milhões de viajantes internacionais — superando a projeção da OMT.

Estado da recuperação pós-pandemia do turismo internacional

No final de 2023, estimava-se que houvesse 1,3 mil milhões de chegadas de turistas internacionais. Abaixo está um detalhamento de como cada região se compara ao nível de 2019.

  • Oriente Médio: 22% acima
  • África: 96%
  • Europa: 94%
  • Américas: 90%
  • Ásia-Pacífico: 65%

(*) Crédito da foto: rawpixel/Freepik