Na reta final de 2023, podemos afirmar que este foi um ano movimentado. Seja na política, nos esportes ou no entretenimento, muitos acontecimentos marcaram os últimos 12 meses. E o ranking de termos mais pesquisados no Google nos ajudam a entender quais assuntos encabeçaram o interesse dos brasileiros na internet. Mesmo com as viagens em alta, consolidando bons números para o setor, nenhuma palavra-chave ligada ao turismo foi destaque na lista do metabuscador.

As listas com o top 10 no Brasil e em outros países estão disponíveis no Google Trends. E ainda que o turismo tenha se destacado em datas como a Black Friday, por exemplo, com alta de 9,6% em vendas no período de compras, grandes acontecimentos e tendências ocuparam maior espaço nas pesquisas dos brasileiros.

No tópico “Acontecimentos”, a Copa do Mundo Feminina liderou as buscas por aqui. Nos assuntos de “Política”, a posse do presidente Lula ficou no topo das pesquisas. Os conflitos entre Israel e Palestina, na Faixa de Gaza, levaram muitos usuários ao metabuscador para entender “Por que a guerra entre Israel e Gaza?”.

Já os atentados de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios públicos da Praça Três Poderes, despertou a curiosidade dos brasileiros sobre “O que é intervenção federal”, como o termo mais pesquisado na categoria “O que é”.

Entretenimento em alta

Com uma agenda de shows movimentada por aqui, nomes como Coldplay, Taylor Swift e RBD também elencaram a lista de buscas do Google no Brasil. A febre do lançamento do filme Barbie colocou a boneca mais famosa do mundo na liderança das pesquisas de cinema.

As mortes da jornalista Glória Maria e da cantora Rita Lee também estão entre os termos mais buscados pelos brasileiros.

A lista completa de termos mais pesquisados em 2023 pode ser acessada no link.

(*) Crédito da foto: firmbee/Unsplash