A Trivago está estudando formas de incrementar as reservas diretas de hotéis independentes. Por isso, a plataforma de pesquisa está exibindo links gratuitos para esses empreendimentos, aponta o Skift. Por outro lado, como a iniciativa – anunciada previamente pela empresa – recuperará a receita dos mesmos, visto que redes como Hilton e Marriott possuem orçamentos de marketing muito maiores?

Obviamente, oferecer links diretos em seus resultados de pesquisa não é exatamente uma novidade, pois isso já é feito com redes maiores e OTAs como Booking.com e Expedia. Contudo, em carta aos acionistas, a Trivago afirma estar estudando como maximizar sua exposição.

“Lançamos os primeiros testes para melhorar significativamente nossa cobertura de tarifas de hotéis diretamente reservadas em nossa plataforma”, disse a empresa ao divulgar seus resultados do terceiro trimestre deste ano. Isso marca o segundo passo em um experimento de três fases, envolvendo links gratuitos, que espera começar a gerar mais receita, especificamente de hotéis independentes. Segundo Alex Hefer, CEO da Trivago, inicialmente os links só serão visualizados nos EUA.

Novos canais

Ainda de acordo com Hefer, os testes e iniciativas criam um cenário de confiança para aumentar a cobertura de forma significativa nos próximos 12 meses. No entanto, o executivo destaca que isso não significa que a parcela do “leilão” irá avançar para um número muito expressivo.

“Se você olhar para as reservas diretas, obviamente você tem as redes. Isso é fácil, temos acesso a praticamente todas elas. O desafio está sempre no lado independente. A primeira coisa é obter as taxas e cobertura, e o segundo é aumentar a visibilidade dessa cobertura e incrementar a receita gerada por esses canais”, explica o CEO.

Sentimento de compra

Em relação à demanda reprimida, Hefer também destaca estar otimista para o próximo verão, com o o sentimento em torno da metabusca sendo favorável, já que as famílias procuram economizar diante do aumento das contas e inflação em geral.

“Vamos ser sinceros, os preços vão subir, tudo está ficando mais caro. As pessoas vão tentar otimizar seus gastos”, diz. Neste cenário, as opções eram férias mais curtas ou destinos mais baratos. “Você pode comparar os preços das acomodações e fazer um acordo melhor. E é exatamente isso que fazemos. Isso está muito mais na mente de todos hoje do que há um ou dois anos atrás”, complementa Hefer.

No terceiro trimestre, o Ebitda Ajustado da Trivago atingiu US$ 31,3 milhões, o melhor resultado trimestral da história da empresa. “Isso nos dá alguma proteção para cenários mais negativos no próximo ano. Estamos confiantes de que podemos reduzir nossa base de custos, apesar de sabermos que a inflação afetará nossas despesas”, finaliza o CEO.

(*) Crédito da foto: kaboompics/Pixabay