A Trivago adicionará links gratuitos de hotéis e agências de viagens, como o Google fez em 2021? Segundo o Skift, Alex Hefer, CEO da empresa, deu várias dicas de que este cenário pode estar cada vez mais próximo. Em entrevista ao site, o executivo destaca que a Trivago considera adicionar links gratuitos para complementar os pagos de anunciantes.

Em teoria, diz Hefer, a abrangência mais ampla que os links gratuitos poderiam gerar seria particularmente útil na Europa, onde os hotéis independentes dominam. Além disso, os links gratuitos podem atrair um número maior de viajantes que usam a plataforma para fazer compras.

Neste cenário, a Booking Holdings e o Expedia Group são os anunciantes dominantes na Trivago. Cerca de 81% da receita de referência da empresa no segundo trimestre veio das duas marcas, com a Booking Holdings respondendo por 52% e o Expedia, por 29%.

Nos chamados sites de metabusca, como Google Hotels, Kayak e Trivago, os viajantes pesquisam hotéis e clicam em vários links para reservar suas estadias. Esses sites ganham dinheiro quando os anunciantes fazem lances em leilões para colocar seus links em posições mais altas ou mais baixas em uma lista de hotéis, e pagam quando os viajantes clicam nesses links.

Na apresentação dos resultados do segundo trimestre da Trivago, Hefer afirmou que a introdução de links gratuitos do Google é “realmente interessante”, acrescentando que a Trivago possui links gratuitos no Google Hotels. “A nossa empresa realmente se beneficia desse tráfego gratuito. Então, para nós, é muito positivo”, explica.

Ambiente mais competitivo

De acordo com Matthias Tillman, diretor financeiro da Trivago, a empresa está vendo um ambiente mais competitivo, tanto no leião de hotéis no Google, quanto no próprio leilão da Trivago, levando a um custo por clique mais alto para os anunciantes. Isso significa mais receita para ambas as empresas. Considerando os custos relativamente altos, a Trivago limitou sua participação no leilão do Google.

“Decidimos manter nossas metas de lucratividade e talvez sacrificar um pouco do volume, mas focando no tráfego, que é diretamente lucrativo para nós ou onde esperamos retornos positivos de longo prazo, mas não fizemos lances para tráfego onde temos baixa convicção de que nos daria um bom retorno em determinado período”, acrescenta.

Inflação pode diminuir demanda nos fins de semana

A Trivago informou que está vendo forte crescimento da demanda no verão, mas argumentou que a inflação e os impactos na renda dos viajantes pode reduzir consideravelmente esta demanda, principalmente nos fins de semana.

Devido a essa nova circunstância, a empresa anunciou que interromperia os esforços para vender viagens de fins de semana e aumentaria seu negócio de publicidade, voltando seu foco para a comparação de preços de hotéis, e acreditando que se tornará mais valiosa para os viajantes à medida que a pressão inflacionária os force a buscar preços mais baixos.

Devido à mudança no ambiente macroeconômico, a Trivago registrou prejuízo de € 84,2 milhões no segundo trimestre. Já a receita total aumentou 166%, atingindo € 101,6 milhões. O lucro ajustado, por sua vez, foi de € 30,3 milhões, o maior da história da empresa no segundo trimestre.

(*) Crédito da foto: kaboompics/Pixabay