Recentemente, o Tripadvisor revelou que aproximadamente 4% de suas 30 milhões de avaliações foram consideradas falsas ou fraudulentas em 2022. Em seu último Relatório de Transparência de Revisão, a empresa disse que detectou 72% dos envios antes de serem publicados na plataforma, 5% a mais que em 2020. A companhia destaca também que removeu mais de 24 mil avaliações associadas a empresas de avaliações pagas.

Dessas, quase metade eram originárias da Índia, Rússia, EUA, Turquia, Itália e Vietnã. O relatório do TripAdvisor, publicado a cada dois anos, revela que 2,3 milhões de avaliações foram investigadas manualmente por moderadores da empresa, aponta o Phocuswire. Vale lembrar que essa prática, de fake reviews, já era algo que toda a indústria sabia que existia, e ver a plataforma se mobilizando para combatê-las é extremamente positivo.

Para reforçar o combate à pratica, o Tripadvisor distribuiu penalidades de classificação para mais de 33 mil empresas por fraude.

Reforço de segurança

Becky Foley, vice-presidente de Segurança e Confiança do Tripadvisor, afirmou que plataformas como essa são construídas na base da confiança e que, por isso, nunca pararam de aprender e melhorar os sistemas para garantir que a comunidade tenha acesso a conteúdo honesto e preciso, principalmente neste momento em que o desejo de viajar persiste e os consumidores precisam de conteúdo cada vez mais claro.

“As conclusões deste relatório mostram que nossa abordagem está funcionando: estamos detectando uma proporção maior de conteúdo fraudulento antes dele ser publicado, com quase três quartos das avaliações nem mesmo chegando à plataforma”, pontua.

Segundo relatório de 2021, o Tripadvisor rejeitou ou removeu mais de 2 milhões de avaliações no ano anterior, representando cerca de 9% do total de envios. Aproximadamente 1 milhão deles foram considerados fraudulentos.

(*) Crédito da capa: geralt/Pixabay