A alta demanda por viagens no pós-pandemia vem levando a hotelaria global de volta aos patamares de 2019. Para acompanhar a continuidade desse fenômeno, a Tripadvisor acaba de divulgar a mais nova versão do estudo Seasonal Travel Index, que fornece um vislumbre global sobre o desejo de viajar e pretensão de gastos, entre outras informações. A boa notícia é que o primeiro tópico não mostra sinais de diminuir, com mais de dois terços (67%) dos entrevistados planejando sair de férias ainda nesta temporada – dezembro de 2022 a fevereiro de 2023.

A pesquisa, realizada com base nas respostas de 2,1 mil consumidores dos EUA, Reino Unido, Itália, Cingapura e Japão, revela também que 82% deles estão planejando de uma a duas viagens para a temporada. Além disso, quase nove a cada 10 participantes da enquete (89%) alegaram que pretendem visitar uma cidade na mesma quantidade ou mais em relação ao ano passado.

Embora o estudo não inclua respondentes do Brasil ou da América Latina, as boas expectativas da hotelaria para 2023 apontam para um apetite de viagens parecido no mercado nacional.   

Impacto inflacionário

Como já é esperado, a inflação que acomete a maioria dos países do mundo continua impactando o comportamento dos consumidores. Entre os entrevistados, 62% mudaram seus planos de férias como resultado do aumento do custo de vida, em linha com índices anteriores. Da mesma forma, 32% disseram que pretendem viajar menos ou para distâncias mais curtas e 30% planejam visitar uma cidade mais perto de casa do que planejado anteriormente.

A capacidade financeira se tornou duas vezes mais importante do que outros fatores ao planejar viagens. Ainda assim, 36% dos entrevistados planejam gastar aproximadamente a mesma quantia do ano passado e mais da metade (52%) se permitindo até mais.

“Apesar do aumento dos custos associados à inflação global, o apetite dos viajantes não mostra sinais de desaceleração à medida que nos aproximamos dos meses de inverno no Hemisfério Norte”, infere Alice Jong, analista sênior de Pesquisa e Insights de mídia do Tripadvisor. 

Para onde?

Tripadvisor - pesquisa de viagens_Paris

Paris está entre destinos mais procurados

Do grupo ouvido na enquete, 57% planejam manter suas viagens aos seus países de origem. O que surpreende, considerando a alta inflacionária e os preços das passagens, é que a propensão de fazer rotas internacionais aumentou de 40% para 43% desde o último relatório da Tripadvisor. 

Com o inverno chegando no Hemisfério Norte, as costumeiras capitais globais do turismo como Paris, Londres e Nova York estão acompanhadas por destinos de sol, como Cancun, Dubai e Punta Cana, entre as prioridades dos viajantes. Vale destacar também que muitos destinos da Ásia-Pacífico registraram fortes crescimentos na demanda após os reabrirem para turistas internacionais ou afrouxarem restrições.

“À medida que continuamos nossa trajetória de recuperação após a pandemia, também estamos vendo sinais positivos com dados de intenção de viajantes mostrando forte demanda por viagens de longa distância e internacionais”, finaliza Alice.

(*) Crédito da capa: yousef alfuhigi/Unsplash

(**) Crédito da foto: Alexander Kagan/Unsplash