Quando Sintia Gomes participou pela primeira vez do Três perguntas para, o mercado era outro. O mundo vivia o ápice da pandemia de Covid-19 e o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort havia acabado de reabrir suas portas após meses de paralisação das atividades. Mais de três anos depois, a gerente geral do empreendimento de luxo retorna à editoria com mensagens mais animadoras.

Em 2024, o Sheraton Grand Rio completa 50 anos de história, ao mesmo tempo em que a hotelaria de luxo vive um momento de pleno aquecimento. À frente da gestão há uma década, Sintia comemora o meio século da propriedade, que também alcançou resultados animadores em 2023.

“Realmente, o ano de 2023, com a ajuda do benefíco do PERSE, foi bastante promissor para a hotelaria de forma geral, e não foi diferente para o Sheraton Grand Rio. Tivemos um ano espetacular, superando todas as expectativas financeiras”, revela a executiva.

Natural do Rio de Janeiro, Sintia é formada em Turismo e Teologia. Aos 62 anos, a gerente geral não nega uma viagem, pratica atividades físicas, e nas horas vagas gosta de reunir amigos e assistir séries. Mãe Cleber (37) e do Rafael (33), a executiva ingressou na Marriott International há 37 anos como gerente de Reservas no Sheraton Grand Rio.

Antes de ingressar no hotel, trabalheou em outro icônico empreendimento carioca, o Hotel Nacional, como gerente de Grupos e Reservas por aproximadamente seis anos.

No Sheraton Rio, passou por diversas funções, como diretora de Vendas, diretora Six Sigma Black Belt, diretora Executiva de Operações até ser transferida para Porto Alegre na posição de gerente geral do Sheraton Porto Alegre.

“Retornei ao Rio de Janeiro para assumir a gerência geral do Sheraton Barra, até voltar em 2014 para o Sheraton Grand Rio onde estou até o momento”, conta.

Três perguntas para: Sintia Gomes

Hotelier News: Desde a retomada da pandemia, o mercado de luxo vem em uma escalada de crescimento na hotelaria brasileira. O Sheraton Grand Rio também sentiu esse aquecimento? Como o empreendimento performou em 2023?

Sintia Gomes: A pandemia para a hotelaria, assim como para outros seguimentos do turismo, foi um marco que até hoje nos custa relembrar. Manter o nosso hotel fechado por cinco meses, com uma estrurua enorme de 538 aptos, uma área de lazer com duas piscinas, jacuzzi, três quadras de tênis, quatro restaurantes, dois bares, tendo ainda que arcar com todos os gastos de manutenção do prédio, além de manter o contrato de trabalho com a maioria dos nossos associados, foi um prejuizo incalculável que só em 2023 foi possível vislumbrar novamente um cenário positivo e favorável.

Realmente, o ano de 2023, com a ajuda do benefíco do PERSE, foi bastante promissor para a hotelaria de forma geral, e não foi diferente para o Sheraton Grand Rio. Tivemos um ano espetacular, superando todas as expectativas financeiras.

Percebemos que após algum tempo sem poder viajar, havia uma demanda reprimida que começou a buscar oportunidades de viagens, trazendo resultados importantes para o nosso hotel, principalmente no segmento individual de lazer.

Assim, fechamos o ano de 2023 com um lucro operacional bruto 25% acima do estimado. Um resultado excelente e muito importante para o nosso hotel, sendo possível começar a recuperar parte da grande perda dos últimos anos causada pela pela pandemia.

HN: Para 2024, a expectativa para receber turistas estrangeiros é grande após um incremento de demanda no ano passado. O hotel já vem recebendo mais hóspedes internacionais? Qual a projeção para os próximos meses?

SG: Apesar de termos tido um crescimento importante na demanda em 2023, este avanço deve-se, principalmente, ao mercado interno. Antes da pandemia, o mercado brasileiro representava 30% do total da ocupação, e em 2023 este percentual subiu para 45%.

Para 2024, nossa expectativa está num crescimento mais significativo do mercado sul-americano, principalmente do mercado argentino, e uma pequena retração do mercado norte0americano devido a exigência de visto, a partir de abril, por parte do governo brasileiro.

Acreditamos também que com a cidade do Rio de Janeiro como sede oficial do G20, teremos uma maior demanda de visitantes estrangeiros durante o decorrer do ano, principalmente no mês de novembro.

HN: Este ano, o Sheraton Grand Rio completa 50 anos de história. O que o mercado pode esperar de comemorações? E o que o hotel espera para seu próximo meio século de atividades?

SG: Estamos muito felizes de celebrar os 50 anos de existência do Sheraton Grand Rio, este hotel icônico, de localização única, pé na areia.

Para celebrar o ano em grande estilo, estamos oferecendo promoções de hospedagem imperdíveis, como forma de agradecer e reconhecer a confiança de todos os viajantes que escolhem o nosso hotel para se hospedar enquanto visitam a cidade maravilhosa.

Além disso, mensalmente estaremos contando nossa história através de quem realmente conhece o nosso hotel. São relatos emocionates de hóspedes e associados que vivenciaram grandes momentos e experiências inesquecíveis no Sheraton Grand Rio.

Para a comemoração oficial, estamos preparando uma festa Black Tie em que esperamos contar com a presença de todas as pessoas que fizeram, fazem e farão parte desta linda história de sucesso.

Para os próximos anos, vamos reformar todos os apartamentos, restaurantes, lobby, Centro de Convenções e áreas internas, além de seguir efetuando altos investimentos em tecnologica, fazendo com o Sheraton Grand Rio permaneça atualizado e moderno.

(*) Crédito da foto: Divulação/Sheraton Grand Rio Hotel & Resort