Quando não está envolvido com a rotina do Comfort Hotel Fortaleza, Sérgio Silva gasta sua energia com pedaladas que chegam a 60 quilômetros. Ciclista de carteirinha, o gerente geral do empreendimento da Atlantica Hospitality International, gosta de apreciar as belas praias da capital cearense em seus passeios de bicicleta.

Natural de Recife, o profissional de 48 anos iniciou sua carreira na hotelaria em 1997, na Accor, onde permaneceu por 17 anos. No período, Silva atuou em diferentes cidades brasileiras, além de ter passagens por países sul-americanos como Equador, Chile e Argentina.

Formado em Hotelaria e Turismo pela HOTEC, com especialização em Controladoria e Gestão Financeira pelo Centro Universitário Sumaré, Sérgio Silva atualmente cursa um MBA em Gestão de Excelência.

Três perguntas para: Sérgio Silva

Hotelier News: O Comfort Fortaleza passará por ampliações em breve. Quais serão as principais mudanças no hotel?

Sérgio Silva: Nosso foco total nessa retomada é melhorar a jornada do nosso hóspede dentro do empreendimento. Faremos um retrofit no nosso cartão de visitas, que é a recepção, onde investiremos aproximadamente R$ 500 mil. Nosso hóspede será impactado logo na entrada percebendo ambiente com designer moderno e mobília atualizada.

HN: Muitos empreendimentos estão sinalizando aquecimento em ocupação, mas a diária média não está acompanhando essa retomada. Qual a situação do Comfort? E quais estratégias estão sendo adotadas para elevar as tarifas?

SS: O destino Fortaleza está se recuperando muito bem e isto reflete em nossos números estatísticos. Já superamos as taxas de ocupação de 2019 em 8%, e a diária média com crescimento menor e mais conservador no percentual de 4%. As ferramentas de RM (Revenue Management) disponibilizadas pela Atlantica, bem como as boas práticas de flexibilidade e personalização do atendimento são as principais estratégias para melhorar ainda mais nossa tarifa. Queremos ser o impulsionador do aumento da diária média no destino Fortaleza.

HN: Quais as expectativas para o primeiro semestre de 2022? As reservas já estão acontecendo?

SS: Será um ano de franca recuperação do nosso mercado, impulsionado pelos outros componentes da cadeia do turismo quando falamos dos eventos corporativos e comemorativos em nossa região. Estamos confiantes de que o primeiro semestre será de alta demanda e não devemos esquecer alguns desafios que norteiam nosso segmento, como, por exemplo, o preço do aéreo que anda as altas. Contudo, as reservas de Réveillon e férias de janeiro começaram a ganhar volume na primeira semana de novembro. Nas festividades de final de ano já estamos com 70% de TO, e para janeiro chegando a 40%.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News