Paraguaio, casado há 15 anos e pai de duas filhas, Rodrigo Delabheta despertou seu interesse pela hotelaria durante um intercâmbio para a Bélgica, após terminar no Ensimo Médio. Atual gerente geral do Deville Prime Cuiabá, o executivo é formado em Hotelaria pela Castelli Escola Superior de Hotelaria, em Canela, no Rio Grande do Sul.

“Durante a faculdade, tive a oportunidade de trabalhar em alguns dos hotéis mais conceituados de Gramado e Canela, como o Wish Serrado e o Hotel Laje de Pedra”, conta Delabheta. Com a conclusão do curso, ingressou como estagiário no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Em 2014, iniciou sua trajetória na Hotéis Deville como recepcionista no Deville Prime Cuiabá. Um ano depois, foi promovido a chefe de Recepção, cargo que também exerceu na unidade de Porto Alegre. “Logo depois, assumi a gerência de Operações Corporativa no escritório central da rede em Curitiba. Recentemente, voltei para o hotel de Cuiabá como gerente geral há um ano. Para dar continuidade ao meu desenvolvimento profissional, cursei um MBA em Gestão de Pessoas e atualmente estou cursando um MBA em Gestão Comercial e Planejamento Estratégico”, finaliza.

Três perguntas para: Rodrigo Delabheta

Hotelier News: No primeiro trimestre, o Deville Prime Cuiabá viu sua diária média crescer em detrimento da ocupação. Esta é uma estratégia que se perpetuará ao longo de 2024? E como a medida vem impactando os resultados do empreendimento?

Rodrigo Delabheta: Conseguimos recuperar a diária média não apenas no primeiro trimestre, mas ao longo do semestre como um todo, embora ainda esteja defasada ao longo dos anos. Para o segundo semestre, acreditamos que a diária média continuará a crescer, alinhando-se com as previsões do orçamento anual. A estratégia de elevar o tarifário pode ser sustentada se houver demanda suficiente por quartos a preços mais altos. Se o mercado local ou regional estiver em expansão e houver uma demanda consistente por acomodações premium, essa abordagem pode ser bem-sucedida. Até o momento, os resultados do empreendimento têm sido positivos, refletindo um desempenho sólido e alinhado com nossas expectativas. Essa estratégia tem se mostrado eficaz, permitindo-nos investir em melhorias na estrutura, segurança e conforto dos nossos hóspedes, aprimorando ainda mais a experiência oferecida. Um exemplo é o nosso restaurante, que foi completamente reestruturado para atender não apenas aos nossos hóspedes, mas também ao público local. Investimos em uma decoração mais requintada, mobiliário novo e um cardápio diversificado.

HN: O corporativo ganhou tração em 2023, movimento que se manteve em 2024. O segmento, responsável pela maior parte da demanda do hotel, ainda se mostra sensível a preços. De que forma o Deville Prime Cuiabá busca absorver esse nicho, mas sem perder em diária média?

RB: Em termos de ocupação, esperamos resultados alinhados com o ano anterior. Percebemos que o cenário estabilizou e, nos últimos dois anos, conseguimos elevar a diária média e recuperar os anos anteriores. Acreditamos na recuperação e no aumento da diária média, pois, para atender ao segmento corporativo, sem sacrificá-la, focamos em oferecer valor agregado. Isso inclui melhorias contínuas na infraestrutura, serviços personalizados e um atendimento de excelência. Essa abordagem tem facilitado as negociações, pois nossos clientes reconhecem e valorizam o aumento na qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, ajustamos as nossas ofertas, para atender as necessidades específicas dos nossos clientes corporativos, como pacotes personalizados e benefícios exclusivos para eventos com estadas inclusas. Assim, conseguimos absorver esse nicho sensível a preços, mantendo nossa estratégia de crescimento.

HN: Como você enxerga as perspectivas para a hotelaria de Cuiabá como um todo para o segundo semestre? Eventos, negócios e viagens em grupo devem impulsionar a demanda nos próximos meses?

RB: Historicamente, o segundo semestre é sempre melhor para a hotelaria em Cuiabá e no estado como um todo. A cidade frequentemente recebe uma demanda de última hora, o que dificulta previsões antecipadas. No entanto, Cuiabá é um importante centro de negócios, especialmente voltado para o agronegócio. Para o segundo semestre, estamos apostando na realização de grandes eventos e feiras que movimentam a cidade e o interior do estado. Com poucos feriados durante a semana, acreditamos que a demanda corporativa será melhor distribuída ao longo dos meses, beneficiando o setor hoteleiro. Esse cenário é promissor para impulsionar a demanda, com eventos, negócios e viagens em grupo, desempenhando um papel crucial no aumento da ocupação e na estabilidade do mercado.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal