O convidado de hoje (22) do Três perguntas para gosta de se exercitar e corre duas vezes por semana. Revenue manager de dois hotéis da Accor em São Paulo (Pullman e Grand Mercure), Leonardo Fontes também elenca o karaokê, conhecer restaurantes e ir a shows com a namorada como principais atividades no tempo livre.

Fã de rock n’roll, ouve diversas vertentes do gênero, indo do punk rock e hardcore ao indie, folk e classic rock. Nas horas vagas, também aprecia uma boa leitura, principalmente biografias de astros do rock e também publicações sobre filosofia, budismo e marketing.

O executivo é formado em Turismo e possui pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac e MBA em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), além de especialização em Revenue Management, também pelo pelo Senac. Na hotelaria desde 2006, sua trajetória está totalmente ligada à Accor.

Na gigante francesa, começou trabalhando na operação do antigo Mercure São Bernardo (SP) como recepcionista e auditor noturno. Em 2011, trabalhou na sede da rede, na área de distribuição, prestando suporte para os hotéis em nível global. Em 2014, chegou à área de Revenue Management dos empreendimentos econômicos do grupo e, em 2016, passou a atuar na divisão midscale. Um ano depois, chegou aos empreendimentos nos quais trabalha até hoje e, desde o ano passado, além de ser responsável pela gestão de receitas, também cuida da parte de e-commerce.

Ganhador do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria Revenue Management, o profissional fala ao Hotelier News sobre a importância de uma gestão de receitas bem executada. Confira!

Três perguntas para: Leonardo Fontes

Hotelier News: Hoje, a gestão de receitas é considerada um dos pontos fundamentais para garantir bons resultados para os hotéis. Você coordena o Revenue Management de dois importantes hotéis de São Paulo. Qual o foco da estratégia do RM nesses dois empreendimentos? O que é priorizado?

Leonardo Fontes: Nos hotéis Pullman Vila Olímpia e Grand Mercure Vila Olímpia, temos hoje dois principais focos de atuação. O primeiro foco tem sido no aumento de RevPar, através do ganho de diária média. Temos atingido ótimos resultados através da busca de um mix bem diversificado de segmentos atendidos, mas principalmente pelo empenho de toda operação em entregar a melhor experiência possível, dessa forma, fidelizando ainda mais nossos hóspedes e, dessa forma, permitindo uma maior otimização de preço. Nosso segundo foco tem sido na otimização da receita total do hotel, potencializando as vendas tanto de nossos espaços para reuniões e eventos, quanto na oferta de experiências disruptivas em nosso empreendimento, potencializando as receitas de Alimentos e Bebidas.

HN: Nesses dois empreendimentos, você também comanda a gestão do e-commerce. Esse canal tem sido um item importante nas estratégias de RM? Por quê?

LF: Esse canal tem sido extremamente importante e, principalmente, temos mantido um nível saudável de share entre reservas online diretas vs indiretas. A combinação das disciplinas de Revenue management com marketing digital tem possibilitado um melhor planejamento e alta eficácia na alocação de recursos para ações online.

Um dos principais pilares de Revenue Management é a previsão de demanda futura para definição de estratégias de preços. Mas temos ido além disso, e usamos as previsões de demanda para definir estratégias que contribuam com geração de demanda e direcionamento para nossos canais diretos. Toda estratégia de e-commerce também está pautada em vender os hotéis como um todo, divulgando hospedagem, nossos restaurantes e todas as experiências que realizamos.

HN: Você foi o vencedor do Prêmio VIHP na categoria Revenue Management. O que essa premiação significa para você e o que impacta na sua trajetória profissional?

LF: Nesse ano, completo 10 anos atuando como profissional de Revenue Management e esse prêmio significa uma celebração de toda essa trajetória. Esse reconhecimento marca uma jornada de busca constante de desenvolvimento, por meio de muito aprendizado, além da troca e apoio que tive com excelentes líderes e equipes que tive a sorte de cruzar durante esse tempo. Esse prêmio também tem um significado especial para mostrar que todo esforço e dedicação ao longo desse tempo, e que a vontade e o empenho de entregar o seu melhor, sempre vale a pena.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal