Kadu Guimarães, um dos sócios-proprietários do resort All Inclusive Arcobaleno, localizado em Porto Seguro (BA), tem como hobby viajar com a esposa e filhas para conhecer hotéis  diferentes. O executivo também não deixa de ler o jornal, com folhas de papel, como enfatizou, toda manhã. O profissional é torcedor do Fluminense e suas séries favoritas são Breaking BadGame of Thrones.

Tutor de seis gatos, três que moram em sua casa, e outros três que alegram o Arcobaleno, Guimarães retornou à direção do hotel em 2018. O executivo tem uma trajetória profissional de 42 anos, que começou como guia de turismo na operadora Soletur, na qual chegou à direção de Operações Internacionais e à direção de Marketing.

Após o fechamento da empresa, em 2001, dedicou-se à carreira acadêmica como professor e gestor de cursos de Hotelaria e Turismo na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, onde trabalhou por 15 anos.

Três perguntas para: Kadu Guimarães

Hotelier News: Quais foram os maiores desafios enfrentados pelo Arcobaleno em 2023? E quais foram as surpresas positivas? 

Kadu Guimarães: 2023 foi um ano muito especial para o Arcobaleno e para o município de Porto Seguro, que se consolida cada vez mais como o maior polo de turismo de lazer e praia do Brasil. Neste ano, conseguimos ampliar a segmentação de público do resort e atingir os melhores resultados comerciais de nossa história.

Isso é fruto de um trabalho focado no reposicionamento da imagem do Arcobaleno no mercado, que fez com que investíssemos mais de R$ 8,5 milhões em reformas estruturais e retrofit completo do hotel. Desde 2021, fechamos o empreendimento durante 45 dias por ano para algumas obras significativas que estão dando nova cara ao hotel e que permitiram que estreássemos com sucesso o clube de férias Arco Villaggio, nosso projeto de timeshare.

Esse novo empreendimento foi o nosso maior desafio e fonte de aprendizado em 2023 e também a maior surpresa positiva pelos resultados alcançados, bem acima da expectativa inicial.

HN: Além das reformas, o Arcobaleno conquistou recentemente o prêmio Best of the Best do Trip Advisor. Como as melhorias e a premiação foram recebidas pelos hóspedes? É perceptível o incremento da taxa de ocupação atribuída a esses dois fatores.

KG: Foi uma grata surpresa termos sido eleitos um dos 10 melhores resorts all inclusive do Brasil pelo TripAdvisor. Realmente não esperávamos, pelo menos não em 2023, e concorrendo com tantos empreendimentos de nível internacional que temos no país.

Essa seria uma meta buscada para 2025, quando existe a previsão de todas as melhorias já terem sido finalizadas como a retomada de nosso Centro de Convenções e a construção de um novo spa.

De qualquer forma, trata-se de um prêmio muito significativo e poderoso por ser baseado somente em avaliações feitas pelos viajantes. Eu creio que os nossos hóspedes souberam valorizar o trabalho que vem sendo feito e o nosso maior atributo, desde sempre, que é a hospitalidade, e o nosso espírito de acolhimento, que faz toda a diferença.

Brinco que, mais que all inclusive, somos um resort all inclusivo. Principalmente por isso, acho que merecemos esse prêmio que, com certeza, junto com as reformas, contribuiu muito para o incremento de nossa taxa de ocupação, especialmente a partir de setembro.

HN: O setor vem sofrendo um apagão de mão de obra. Como tem sido essa questão, especificamente, no Arcobaleno? Que estratégias vem sendo implementadas para combater a falta de talentos e para reter os profissionais que já estão no resort?

KG: Acho que essa questão da falta de mão de obra especializada para a hotelaria vem afetando menos Porto Seguro do que outros destinos turísticos brasileiros. Talvez pelo fato de sermos o único município do país que tem sua economia quase que exclusivamente baseada na atividade turística. Isso traz grandes vantagens na geração de profissionais adequados para o setor. 

De qualquer forma, sempre adotamos uma política forte para retenção de talentos. Respeitamos demais o nosso time de colaboradores e investimos muito na formação de profissionais bem qualificados.

Durante a pandemia, conseguimos manter mais de 80% de nossa equipe e temos hoje boa parte de nossos colaboradores trabalhando conosco há mais de cinco anos. Oferecemos salários acima da média, benefícios sociais, premiações e constantes treinamentos e capacitações. Esse processo de valorização profissional é um trunfo que se reflete diretamente na motivação, na simpatia e na hospitalidade que será oferecida a cada hóspede.

Também estamos desenvolvendo um programa de ascensão profissional e formação de lideranças que será fundamental para o crescimento de nosso grupo hoteleiro com a abertura, até 2025, de um novo hotel em Porto Seguro e outro em Prado, uma linda vila praiana muito conhecida no sul da Bahia, onde temos um hotel pé na areia que pretendemos reabrir.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Arcobaleno