Joana Bravenboer ama o que faz. A proprietária da Pousada Quarto Crescente, localizada em Trancoso (BA) gosta de se dedicar ao empreendimento mesmo nas horas vagas, as quais também gasta aproveitando as belezas naturais do destino baiano. Atualmente, mora em um sítio e curte desfrutar do entorno para fazer caminhadas. “Há sempre algo legal para explorar”, diz.

Em seu trabalho à frente da pousada, fundada pelos pais em 1987, Joana adotou a sustentabilidade como um dos principais pilares da operação, a fim de garantir a preservação do meio-ambiente.

Convidada de hoje (19) do Hotelier News no Três perguntas para, Joana fala a respeito das perspectivas e estratégias da pousada, e dos desafios de manter a relevância no mercado como um empreendimento independente. Confira!

Três perguntas para: Joana Bravenboer

Hotelier News: A Pousada Quarto Crescente tem recebido diversas avaliações positivas dos hóspedes, ficando bem posicionada em plataformas como o TripAdvisor. Quais estratégias levaram a esse resultado, além da localização privilegiada?

Joana Bravenboer: Tudo começou em 1987, quando os meus pais vieram a Trancoso procurando uma boa qualidade de vida, um lugar tranquilo para criar os filhos e trabalhar. Neste mesmo ano a pousada começou a funcionar. Meu irmão e eu tivemos uma infância muito agradável, convivendo diariamente com o ambiente hoteleiro. Aquilo me estimulou a ponto de querer me profissionalizar nesta área.

Movida por este enorme interesse, primeiramente fui estudar e trabalhar na Nova Zelândia e depois na Holanda. Em ambos países atuei na área hoteleira, adquirindo a experiência que me proporcionou bastante conhecimento. Observando as necessidade dos hóspedes, gradativamente fomos introduzindo melhorias em todos os setores, dando ênfase ao atendimento. Tudo é minuciosamente pensado visando o bem-estar dos clientes, pois a satisfação deles é o nosso principal objetivo. Toda a nossa equipe é treinada para que isso seja possível.

Ser considerada a melhor Pousada do Brasil na TripAdvisor e terceira melhor do mundo é um reflexo desse trabalho contínuo.

HN: Ainda falando sobre bom posicionamento, é mais difícil, para um empreendimento independente, garantir a boa reputação no mercado?

JB: No nosso caso, essa autonomia funciona a nosso favor, então eu diria que facilita para a manutenção da reputação. Para executarmos os serviços prestados aos nossos hóspedes, a independência e flexibilização são muito importantes. Os mimos oferecidos, como bebidas de boas vindas, pipoca e brigadeiro à vontade, transfer gratuitos para as principais praias, bolo à escolha para levar no check-out e um completo chá da tarde como cortesia, só são aplicáveis porque somos uma empresa familiar que trabalha junto a uma equipe de colaboradores dedicados e bem treinados.

HN: Como você avalia o desempenho da pousada no ano passado? E quais as perspectivas para 2023?

JB: 2022, ano “pós” pandemia, teve um fluxo turístico acima da média. As pessoas ficaram muito tempo sem viajar, e com as restrições para viagens internacionais, o turismo interno cresceu, então foi bem positivo para nós. Para o futuro, continuamos com a nossa proposta de sempre investir em melhorias para atendermos aos nossos clientes da melhor forma possível. O nosso diferencial é esse atendimento mais atencioso e humanizado, que chamamos carinhosamente do “Jeitinho Quarto Crescente de Ser”. Melhorá-lo continuamente é definitivamente nossa maior missão.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal