Nascido na capital gaúcha, Henrique Machado é daquelas pessoas que já nasceram com os dois pés no mundo do turismo. A paixão por viajar apareceu muito cedo na vida do gerente Comercial da Swan Hotéis, já que sua mãe também era uma profissional do segmento e fazia questão de leva-lo por aí.

Vencedor do prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria de Gerência de Vendas, Machado é muito mais do que um importante nome do setor. Apaixonado por cozinhar, aproveita as horas vagas para pilotar o fogão. Amante de boas histórias, sempre busca encontrar tempo para ir ao cinema. Isso sem falar na corrida diária, parte importante da rotina do executivo.

Com uma experiência superior a duas décadas no mercado, Machado deu seus primeiros passos acadêmicos ao cursar o bacharelado em Turismo e Hotelaria. Depois, veio a pós-graduação, em Gestão Hoteleira.

Atento às tendências do mercado, possui três MBAs em áreas importantes para hotelaria —Administração e Marketing, Governança Corporativa e Gestão de Risco, e E-commerce e Negócios Digitais.

No mundo dos hotéis, estreou como chefe de Recepção do Hotel Coral Tower Trade Center. Em seguida, tornou-se gerente do Hotel Embaixador, enquanto atuava em paralelo como consultor técnico para uma empresa de assessoria do segmento.

Na Swan Hotéis, sua trajetória começou no Swan Tower Novo Hamburgo, como gerente de Hospedagem, antes de se tornar gerente Operacional do Swan Business Molinos. Em 2012, assumiu o cargo de gerente corporativo Comercial da rede, posto que ocupa até hoje, paralelamente à presidência da ABIH-RS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Rio Grande do Sul).

Três perguntas para: Henrique Machado

Hotelier News: A Swan Hotéis tem trabalhado no sentido de se tornar um hub de hospitalidade, com serviços que vão além daqueles tradicionalmente ofertados por hotéis. Qual o papel da gerência de Vendas nesse reposicionamento?

Henrique Machado: Como gerente, busco participar do processo de desenvolvimento de produtos que realizem o que desejamos para o futuro da Swan Hotéis: oportunidades de conexão entre hóspedes. Também atendemos os clientes ativamente na escuta, buscando ouvir atentamente suas demandas. Unindo a inovação em produtos que incentivam negócios e relacionamento entre nossos hóspedes, e atendendo aos seus pedidos no dia a dia, conseguimos trilhar um caminho empresarial alinhado com o presente e preparado para o futuro da marca, abrindo novas frentes de relacionamentos com mercado, marcas, e desafiando as plataformas e players de distribuição a pensarem em novas soluções agregadas aos clientes.

HN: No ano passado, a receita do grupo cresceu 34% na comparação com 2022. Qual a expectativa para 2024 e quais serão os principais drivers do desempenho neste ano?

HM: Para a Swan Hotéis, o ano passado marcou um crescimento impressionante. Este sucesso não é apenas o resultado de estratégias eficazes, mas também reflete o compromisso contínuo da empresa com a conexão com o mercado e a busca incessante por inovação.

Olhando para o futuro, a expectativa para 2024 é de continuidade desse crescimento sustentável. A Swan Hotéis está bem posicionada para expandir sua presença tanto no mercado brasileiro quanto internacional, aproveitando sua reputação estabelecida de oferecer experiências de hospedagem memoráveis e inovadoras. Além disso, com operações não apenas no Brasil, mas também em Portugal, a rede tem uma vantagem competitiva única que pode ser explorada para impulsionar ainda mais o crescimento.

Os principais drivers do desempenho em 2024 serão a contínua ênfase na conexão com os clientes e as comunidades locais, bem como a busca incessante por inovação. A Swan Hotéis continuará a investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e análise de dados, para aprimorar a experiência do cliente e otimizar suas operações. Além disso, a expansão estratégica para novos mercados e o desenvolvimento de novos produtos e serviços também desempenharão um papel crucial no impulsionamento do crescimento da receita.

HN: No final do ano passado foi anunciado que o Swan Porto Alegre seria transformado em uma propriedade voltada aos cuidados pré e pós-hospitalares. Quais serão os próximos passos para essa transição?

HM: O hospital-dia não faz parte da gestão da Swan Hotéis. O acordo de locação do prédio (a reconfiguração ocorrerá durante 2024) do Swan Porto Alegre pretende aumentar os rendimentos dos seus investidores, que podem triplicar em dois anos. As negociações entre a rede e a Valsa Saúde ocorreram ao longo de 10 meses, resultando num contrato de locação das instalações do hotel por 20 anos, prorrogável pelo mesmo período. A operadora continua fazendo a gestão do contrato entre a Valsa e seus investidores.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Swan Hotéis