Quando Alejandro Moreno passou pelo Três perguntas para pela primeira vez, ainda respondia como presidente da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina e o Caribe. O cenário era de incertezas, no início da pandemia, quando o mercado vivia a paralisação de suas atividades. Quase quatro anos depois, o executivo retorna à editoria do Hotelier News, agora como sócio e diretor-presidente da Trul Hotéis.

Natural da Cidade do México, Moreno mora no Brasil há 25 anos — tempo suficiente para acumular uma visão ampla da hotelaria tupiniquim. Praticante de corrida e jiu-jítsu, o profissional formado em Marketing & Comunicação na UNAM (Universidade Nacional Autónoma) de México vem desenvolvendo um trabalho estratégico de expansão da operadora por aqui, pautado em parcerias de peso.

Sua carreira no setor hoteleiro começou no México, onde trabalhou em pousadas. Em seguida, migrou para o mercado norte-americano, onde morou por dois anos atuando no marketing de Cancún.

“Passei quatro anos também na Turquia como diretor de Vendas & Marketing da InterContinental Hotels & Resorts. Depois, fui para o Rio de Janeiro, onde fiquei por quatro anos, para ser responsável pelos hotéis do grupo no Brasil”, conta Moreno.

Foi diretor da RCI, responsável pela evolução do modelo de timeshare no mercado brasileiro. “Também fiquei por oito anos como presidente da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina e o Caribe e fui o responsável, junto com minha equipe, de implantar o Wyndham Club Brasil”, finaliza.

Três perguntas para: Alejandro Moreno

Hotelier News: A Trul Hotéis vem em um movimento de expansão, com empreendimentos em parceria com grandes redes hoteleiras. Quais os próximos passos para 2024?

Alejandro Moreno: Para 2024, nossa intenção é continuar crescendo. Estamos com mais de 20 projetos em negociação para hotelaria/multipropriedade com mais de 5 mil quartos. Como a Trul é uma operadora multimarcas, nosso objetivo é continuar captando novos parceiros de negócios e fortalecendo as alianças já existentes, não só nas grandes capitais, mas também em outros municípios, como Guarujá, Porto Seguro e interior do Paraná. Também queremos expandir nossa comercialização de clube de benefícios, e até lançar novas marcas neste ano.

HN: A multipropriedade é um dos focos da empresa para desenvolvimento. Em um mercado que vive um cenário de consolidação após o fim da pandemia, como você enxerga as oportunidades para o segmento?

AM: O cenário é positivo, levando em conta o crescimento deste segmento no país. Estudos oficiais, como o do Caio Calfat, indicam que a multipropriedade vive um bom momento. Ainda há desafios, já que muitos potenciais investidores e clientes que não conhecem suas vantagens, principalmente em destinos de lazer. Isso exige o que a Trul já vem fazendo, que é a promoção ao segmento, acompanhamento em todas as etapas de conversão dos empreendimentos em multipropriedade, além de eficiência operacional, investimento em inovação e tecnologia, foco no cliente (oferecendo serviços personalizados e atendimento de qualidade), gestão de riscos e iniciativas voltadas à sustentabilidade e responsabilidade social para se diferenciar no segmento.

HN: Ao que tudo indica, o setor hoteleiro viverá um 2024 com percentuais de crescimento mais tímidos em relação aos números de 2023. Como a Trul Hotéis percebe o cenário atual? Quais as expectativas de avanço nos próximos meses?

AM: De fato, de acordo com as expectativas do mercado para 2024, o ano deverá ter um crescimento menor do que os números bastante acima da curva atingidos em 2023. Acreditamos que se deve à acomodação de mercado, tanto de turismo de lazer quanto de turismo corporativo nas principais capitais. Para lidar com esse cenário, estamos focando nos grandes eventos programados (feiras e shows, por exemplo). Já temos em andamento também o plano de comunicação para atingirmos todas as vertentes possíveis de geração de negócios e hospedagens para nossos hotéis, além da possibilidade de otimização de outros pontos de vendas dentro de nossos produtos, quer seja pela área de eventos ou pelos restaurantes nos empreendimentos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Trul Hotéis