Natural de Barcelona, Alejandro Geis pode ser considerado um espanhol com coração brasileiro. Gerente geral do Wish Hotel da Bahia e casado com uma brasileira, o executivo afirma que se apaixonou pelo país trabalhando em grandes redes hoteleiras atuantes no mercado tupiniquim.

“Ter uma esposa brasileira, que é minha grande companheira de viagens e aventuras, me possibilitou viver em diferentes países. Assim, conheci e me apaixonei também pelo Brasil trabalhando em grandes redes hoteleiras como Hyatt, Accor e Grupo Wish”, conta Geis, que ainda possui experiências na Espanha, Reino Unido, Argentina e Colômbia — sempre atuando no segmento de luxo.

Aos 21 anos, Geis deixou Barcelona para estudar Turismo nos EUA. E desde então sua paixão por viajar só aumentou. “Também fiz um intercâmbio para Oxford, no Reino Unido, ainda adolescente”, relembra.

O profissional iniciou sua carreira na hotelaria em Londres, aos 23 anos, na Mount Charlotte Hotels. Para incrementar sua formação, Geis também investiu em estudos em universidades como ESSEC na França e Cornell nos EUA. “Aprender e dividir o conhecimento com pessoas do mundo todo é incrível”, afirma o gerente.

Com vasta experiência no segmento de luxo, Geis acompanhou o crescimento do segmento ao longo dos anos. “Vivi a evolução da categoria da hotelaria e turismo com o desenvolvimento e crescimento dos destinos, dos hotéis e criando experiências memoráveis. Aprendi muito sobre hotelaria de luxo em diferentes destinos e foco nas principais tendências do mercado hoteleiro”, salienta.

À frente das operações do empreendimento soteropolitano desde 2021, Geis pontua que o Wish Hotel da Bahia vem recebendo investimentos para retornar ao seu lugar de destaque na hotelaria da capital baiana. “ O hotel sempre foi um ícone de Salvador e o soteropolitano tem uma memória afetiva. O Wish Hotel da Bahia está voltando a ser uma referência na cidade para o público executivo, de lazer e principalmente o local, com um serviço com constante qualidade reconhecida e performance cada vez mais consistente”.

Três perguntas para: Alejandro Geis

Hotelier News: O primeiro trimestre costuma ser de movimentação intensa em Salvador. Qual o balanço do período? Datas como Réveillon e Carnaval foram dentro do esperado?

Alejandro Geis: A hotelaria de Salvador teve um bom desempenho no primeiro trimestre do ano, superando os resultados do ano passado. Tivemos um verão com um excelente Carnaval, muito aguardado após a longa pandemia. Nossa ocupação e diária média superaram o orçamento e observamos que os outros hotéis do nosso set competitivo também tiveram ótimos resultados de ocupação — o que traz benefícios para o segmento.

O Réveillon foi um período mais tranquilo para a cidade de Salvador, mas a partir de janeiro o movimento acelerou com incremento significativo na ocupação e com um público diferenciado. Acredito que temos ainda espaço para seguir crescendo e ter diárias cada vez mais competitivas se comparamos com outros estados do Brasil.

Alguns fatores que contribuíram para esse bom resultado do turismo em Salvador, como o aumento na frequência de voos nacionais e internacionais, o verão chuvoso no Sudeste do país — nosso principal mercado emissor —, a vontade de relaxar em destino de sol e praia, além do desejo de conhecer as novidades da capital baiana e vivenciar as grandes festas do período.

HN: Em abril começa a baixa temporada do lazer, enquanto os eventos e o corporativo elevam suas demandas. O Wish Hotel da Bahia já sente esse retorno da sazonalidade? E quais estratégias estão sendo adotadas para absorver esse público?

AG: Temos um aumento considerável no volume de eventos corporativos, também reflexo da demanda represada da pandemia. O Wish Hotel da Bahia tem uma excelente reputação com infraestrutura e localização privilegiada para atender todos os tipos de eventos. No entanto, percebemos que seguimos com uma busca alta de hóspedes individuais, que desejam vir a Salvador por alguns dias e aos finais de semana, já que tivemos vários feriados ao longo de abril. Nesses casos, nosso pickup é curto e estamos tendo um bom mês e esperamos repetir esse resultado em maio.

Para superar as expectativas desse público local, buscamos trabalhar não somente a excelência nos serviços e restaurantes, mas também proporcionar experiências como o café com historiador, spa, música ao vivo, entre outros. Outro fator atrativo é nossa localização próxima a principais pontos turísticos e culturais, o que facilita para o hóspede que deseja vir a Salvador para ver um evento, show de música, novos restaurantes na cidade, etc.

No entanto, o preço das passagens traz grande preocupação. Com a chegada da baixa estação, a maioria dos hotéis reduziram suas tarifas para incentivar a ocupação. O mesmo não pode ser dito das passagens aéreas, que se mantêm em níveis elevados apesar da diminuição da procura, criando um ambiente de dificuldades para o turismo da nossa capital, muito dependente da malha aérea.

HN: Aos poucos, os turistas estrangeiros estão retornando ao Brasil, ainda que em níveis inferiores aos da pré-pandemia. O empreendimento já está recebendo hóspedes internacionais? Se sim, de quais mercados e em qual volume?

AG: Salvador é um destino bastante atraente para o público internacional por combinar história, gastronomia, música e praias paradisíacas. Desde o ano passado, os estrangeiros vêm retornando. Começamos recebendo alguns poucos grupos e gradativamente a quantidade vem aumentando, mas ainda não alcançamos os índices pré-pandemia.

Com uma malha aérea internacional mais restrita, atualmente com voos diretos de Buenos Aires, Madri e Lisboa, os turistas estrangeiros na maior parte das vezes precisam fazer conexões. Os hóspedes internacionais representam aproximadamente 7% da nossa ocupação, oriundos de mercados como Argentina, Alemanha, Itália e França.

Vejo muitas oportunidades de divulgação do destino, pois normalmente os hóspedes estrangeiros que recebemos costumam ficar dois dias em Salvador e alguns dias nas praias da costa baiana, como Praia do Forte e Morro de São Paulo. Além da malha área, vejo o segmento marítimo de cruzeiros com grande potencial e porta de entrada para que Salvador se fortaleça e cresça com consistência.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Wish