A retomada da crise é um verdadeiro jogo de compensações. Enquanto se ganha por um lado, muitas vezes se perde por outro e assim o setor hoteleiro vem buscando se recuperar. No Transamerica Comandatuba — a menina dos olhos do THG (Transamerica Hospitality Group) — o principal desafio para 2022 é equilibrar ocupação e diária média.

Em 2021, o empreendimento baiano encerrou o período com 65% — marca que está entre as metas para este ano. “Queremos superar 2021 em 30% em faturamento, mas com a mesma ocupação e diária média condizente com o novo momento do produto, que vem passando por inovações e está muito diferenciado”, explica Rodrigo Galvão, diretor geral do resort.

No primeiro trimestre, o Transamerica Comandatuba começou a pavimentar os caminhos para atingir seus objetivos. Os primeiros três meses de 2022 registraram 75% de ocupação — 40% acima do performado no mesmo período em 2019. Apesar da demanda animar o diretor, ele afirma que a diária média ainda está em 85% na mesma base de comparação.

“Nosso desafio é retomar a diária média que tínhamos antes da pandemia, mas estamos na direção certa. Fizemos promoções agressivas em 2021, com o lançamento de quatro operações aéreas semanais com 500 assentos por semana”, comenta Galvão.

Em parceria com a Azul, CVC e Latam, entre junho de 2022 até junho de 2023, o Transamerica Comandatuba comercializará 35 mil assentos, com partidas dos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Confins (Belo Horizonte). As operações são aos sábados e domingos com voos diretos para Una.

Reformas e melhorias

Desde o dia 21 de março, a piscina central do do Transamerica Comandatuba vem passando por um processo de revitalização. A previsão de entrega da obra é em 31 de maio e, apesar do principal cartão-postal do resort estar fechado, Galvão salienta que há muito o que fazer na ilha.

“Comunicamos a obra a todos os nossos clientes, mas o Comandatuba oferece outras atividades e atrativos, como a segunda piscina e a praia. Os planos são de investir R$ 9 milhões em melhorias das áreas sociais, com reformas no restaurante e espaço para as crianças”, adianta o executivo.

Eventos e demandas internacionais

Com um robusto espaço para eventos, com capacidade para receber até 1,6 mil pessoas em auditório, o empreendimento vem realocando ações adiadas nos últimos dois anos. Alinhando as demandas com os voos para Una, o resort também observa o retorno de eventos de pequeno e médio porte.

Presente na WTM-LA, o Transamerica Comandatuba busca restabelecer parcerias com agências e operadoras internacionais — com destaque para as sul-americanas. “Vamos priorizar os mercados chileno e argentino. Até 2023, a meta é que estrangeiros representem 15% da nossa ocupação”, diz o diretor.

Por fim, o empreendimento vem reforçando seu viés socioambiental, com ações que buscam fortalecer a economia local. “Queremos trazer mais renda para o município e cidades em um raio de até 80 quilômetros. Por exemplo, passamos a comprar camarão em Comandatuba e estamos fomentando pequenos fornecedores locais. A meta é reduzir nossa pegada e deixar o dinheiro na comunidade”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News