Com o objetivo de reunir hotéis de luxo independentes e DMCs com agências de turismo do país, a TL Portfolio realizou seu primeiro roadshow pós-pandemia, na Casa de Cultura do Parque, em São Paulo. A sétima edição do evento contou com a participação de 130 profissionais, incluindo agentes de viagens e imprensa, além de 10 hotéis convidados de diferentes países para uma rodada de conversação dinâmica.

Após o café da manhã, Tina Lyra, fundadora da TL Portfolio, agradeceu a presença e apresentou os clientes presentes. “Esse é o maior evento do tipo no Brasil, sempre reunimos o maior número de agências e comunicadores, além dos convidados de lugares tão distantes”, comemora. “E como sempre, os roadshows de São Paulo são os maiores de todos”, acrescenta.

Em seguida, a CEO da empresa explicou o formato dinâmico do evento: cada hotel realiza uma apresentação de 10 minutos sobre o empreendimento para um pequeno grupo de agentes, de 15 a 20 pessoas, repetindo o processo em outras mesas. A ideia é que todos os hoteleiros e representantes tenham a oportunidade de mostrar seus produtos ao mercado brasileiro.


Tina destaca principais tendências do setor e hotéis do portfólio

Viagens em grupo, escassez de mão de obra e estímulo de destinos desconhecidos são destaques

Em entrevista ao Hotelier News, a Tina conta que a última e mais expressiva tendência é celebrar o retorno das atividades presenciais e reatar relações e conexões. “As pessoas estão buscando curtir mais o tempo junto de amigos e familiares. Por isso, a tendência de viajar em conjunto cresceu bastante nos últimos tempos, não só no Brasil como em todos os lugares do globo”, avalia.

A executiva também relata que, durante a alta temporada, a Europa foi invadida por turistas, fato que levou as agências a se verem obrigadas a recusar solicitações de compra de valores bastante elevados. “O setor não está dando conta de atender todas as demandas e problemas. Os aeroportos, companhias aéreas e as agências de turismo estão sobrecarregados”, explica. “O CEO do Queen of Clubs chegou a me ligar para não mandar mais vendas. Segundo ele, não há espaço para receber mais ninguém, pois não há guia, hotel, carros, nada”.

Tina Lyra

Em virtude disso, a principal estratégia é oferecer destinos desconhecidos. “Os brasileiros amam explorar, mas têm o costume de pensar na Europa antes de tudo. A não ser que se planeje e feche com muita antecedência, é melhor escolher outro destino”, recomenda Tina. “Dito isso, precisamos direcionar o turismo para evitar que seja apenas um atendimento de pedidos e ajudar os viajantes a escapar do óbvio”, pontua.

“É exatamente essa a ideia da TL Portfolio. Não só no que se trata de destinos, mas de hotéis, encontrando novos empreendimentos independentes”, reitera Tina. “É justamente por isso que nos destacamos, por apresentar algo diferente, que os consumidores não estão pensando”, salienta a CEO.

Tina também destaca que sustentabilidade não é mais um diferencial e sim uma exigência dos hóspedes. “Ninguém que planeja viagens procura por hotéis sustentáveis. A questão é que, hoje, é inadmissível chegar em um empreendimento de luxo e encontrar uma garrafa de plástico”, explica.

Por fim, a executiva conta que a parte da empresa que mais cresceu foi a de branding e consultoria. “Os hotéis estão precisando entender como se posicionar no mercado. Você precisa entender sua marca, seu logo, sua identidade para compreender seu público. É necessário desenvolver uma marca que gere conexão com o consumidor final e que o público consiga se apaixonar”, recomenda.


Hotel Termas Chillán aguarda o retorno dos brasileiros em 2023

Por conta de restrições, público brasileiro optou pela Argentina este ano

Um exemplo desse fenômeno de viajantes se acomodarem ao óbvio é o Hotel Termas Chillán, no Chile. Segundo Tina, o empreendimento não recebe tantas pessoas, pois elas seguem fazendo fila no antigo e mais famoso concorrente da região. “É um hotel totalmente reformado, lindo em todos os aspectos, com longas e incríveis pistas de esqui, e ainda muito menos movimentado que o concorrente”, afirma. “Mesmo assim, o mercado brasileiro continua vendendo os mesmos hotéis de sempre.”

Presente no evento, o gerente geral do hotel chileno, José Francisco Benavides, que participou do roadshow pela primeira vez na edição de 2019, conta que mesmo com os empecilhos, o desempenho tem sido muito bom. “Foi uma boa temporada, com muita neve, e esperamos que 2023 seja melhor ainda”, revela.

De acordo com Benavides, os principais mercados emissores que o empreendimento atende são Chile e Brasil. “Normalmente recebemos números parecidos de visitantes chilenos e brasileiros. Contudo, infelizmente este ano recebemos bem mais turistas domésticos por conta das restrições e regras implementadas no país”, relata.

“Em contrapartida, a Argentina não exigia muitos formulários e documentos como aqui, o que atraiu muitos brasileiros. Isso fez com que nosso empreendimento recebesse 80% menos brasileiros este ano em relação a 2019”, continua Benavides. “Mas agora, com a eliminação dessas exigências no Chile, esperamos que em 2023 possamos receber muito mais brasileiros”.

A diária média do Termas Chillán, que inclui lift, alimentação e bebidas, gira em torno de U$ 3,5 mil. Segundo Benavides, esse número varia bastante dependendo do mês, com altas em julho e baixas em setembro, por exemplo. Quanto a comparação com 2019, o gerente alega que não há muita alteração além de cobrir o aumento dos preços causado pela inflação no Chile.

Benavides também informa que o empreendimento está em constante processo de melhoria, tanto em relação aos espaços, como em relação aos atrativos. “Estamos trocando equipamentos para dormitórios, investindo nas áreas externas. Também estamos fazendo um grande esforço em oferecer mais experiências para os pequenos, com mais atividades e jogos”, finaliza o gerente.


Kalesma Mykonos: um sonho que se tornou realidade

Proprietário ainda deseja criar uma pequena rede de hotéis nas ilhas gregas

Outro empreendimento de destaque do roadshow é o hotel boutique grego Kalesma Mykonos. Embora a propriedade tenha um público majoritariamente composto por americanos, canadenses e europeus, representando mais de 70% dos hóspedes, os visitantes brasileiros estão ganhando notoriedade.

Aby Saltiel, sócio-proprietário do Kalesma Mykonos, conta que sonhava com o hotel perfeito, pois sempre reclamava sobre quartos de hotéis em que se hospedava. “A minha ideia era que o empreendimento não deveria ter cara de hotel e sim de casa. Por este motivo, inaugurei o hotel boutique na ilha grega em 2003”, relembra. “Na época, esse modelo de hospedagem era algo muito novo e as pessoas chegavam até a rir do projeto.”

Aby Saltiel

Todas as acomodações foram projetadas para serem iguais e viradas para o leste, de forma que todos pudessem presenciar o nascer e o pôr do sol da ilha. “E não eram quartos, mas sim casas. Ao invés de construir um edifício com 90 quartos, fizemos 25 grandes residências com piscina”, informa Saltiel. “Construído apenas com materiais naturais gregos, incluindo madeiras, pedras e mármore, as casas foram feitas para durar”.

Saltiel também destaca a importância de se manter autêntico. “Se vamos construir um hotel grego, é melhor que toda equipe e culinária seja grega. Isso inclui também o processo de construção, que contou com os arquitetos nativos da K Studios”, destaca o proprietário.

Recentemente, o Kalesma Mykonos vem realizando alguns investimentos em melhorias. A primeira delas foi a reconstrução completa do restaurante, de forma que os hóspedes e visitantes pudessem experimentar a vista do pôr do sol. Fora isso, o empreendimento também construiu uma pequena igreja em homenagem ao pai de um dos sócios, onde recebem casamentos e outros eventos. Por fim, Saltiel também conta que estão investindo no desenvolvimento de um spa e em um outro refeitório.

Saltiel relata sonhar com novos empreendimentos, mas que ainda não há nenhum plano à vista. “O melhor dos mundos seria ter de dois a três hotéis na região e um barco que transporta os hóspedes de uma ilha para outra para que aproveitassem todos os atrativos”, disse. “Se você construir, eles virão. Esse é meu lema”, complementa.

Vale destacar que o Kalesma Mykonos possui uma das maiores diárias médias de todos os hotéis representados no roadshow. Atualmente, o indicador se encontra na casa dos U$ 5 mil.

(*) Crédito das fotos: Matheus Alves/Hotelier News