Depois do Fortal 2023, a hotelaria da capital cearense segue sendo impulsionada pela realização de grandes eventos. Fortaleza observa um aumento significativo na taxa de ocupação hoteleira, que chegou a 83,6% na última quarta-feira (15). O destaque vem do setor de negócios, com o Centro de Eventos do Ceará, administrado pela Setur-CE (Secretaria do Turismo). O espaço é palco de 20 eventos apenas em novembro, com a expectativa de reunir aproximadamente 70 mil participantes.

O levantamento da Setur-CE aponta que a alta da quarta-feira coincide com o início da 20ª CONESCAP (Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas ), o maior evento do setor de serviços do país. A convenção, que ocupou um espaço de 14.000 metros quadrados (m²), levou para Fortaleza cerca de 5 mil participantes de diversas regiões do Brasil.

Outro evento que deixou sua marca foi o 15º Congresso da SBEndo (Sociedade Brasileira de Endodontia), realizado de quinta (16) a sábado (18), com a presença de congressistas tanto nacionais quanto internacionais. “Além da taxa de ocupação hoteleira que se eleva, podemos destacar que outros setores são igualmente impactados positivamente. Esse turista deixa, em média, R$ 700 por dia em nosso destino, então significa que ele destina uma parte disso no hotel, com o pagamento da diária, mas ele também almoça, janta, lancha, decide ir a um equipamento turístico, por exemplo, e acaba fazendo essa economia girar”, frisa  Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Estado.

Geração de emprego

O setor de eventos se destaca como um dos principais geradores de emprego no país, com um crescimento de 34,8% na criação de novos postos de trabalho nos primeiros nove meses deste ano, conforme dados da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), e em Fortaleza não é diferente.

“O setor de eventos, que foi extremamente impactado durante a pandemia, consegue agora, em 2023, ser uma referência na geração de postos de trabalho no país. Além da questão natural do turismo, as praias, a disponibilidade de equipamentos, como o Centro de Eventos, tornam o Ceará uma referência na realização de eventos e com a geração de muitos postos de trabalho e postos temporários. Além de postos especializados, na área de produção ou iluminação, também oferece muitas oportunidades de primeiro emprego, para jovens que buscam uma alternativa de inserção no mercado de trabalho formal”, informa Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará.

O impacto econômico do setor de eventos vai além das atividades diretamente envolvidas, atingindo cerca de 52 atividades econômicas, de acordo com o Radar Econômico da Abrape. Setores como operadores turísticos, bares e restaurantes, serviços gerais, segurança privada e hospedagem experimentam um crescimento cerca de duas vezes acima da média. Stella Pavan, presidente do Sindieventos-CE (Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará), destaca que a geração de empregos, especialmente em áreas como segurança, catering e serviços de limpeza, é uma consequência direta do setor de eventos. “À medida que pequenos negócios emergem para atender demandas específicas desses eventos. O impacto econômico se estende para além dos setores imediatamente envolvidos, beneficiando a comunidade em geral”, complementa.

(*) Crédito da foto: Rafael Alves/Unsplash