Na manhã de hoje (11), o SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) realizou uma coletiva de imprensa para dar detalhes sobre a quinta edição do Expo Fórum Visite São Paulo. O evento acontece no dia 20 de julho no Sheraton São Paulo WTC. A coletiva, realizada virtualmente, contou com as presenças de Toni Sando, presidente executivo da entidade, Karolini Barbosa, coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, e de Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens.

O Expo Fórum é uma realização do SPCVB em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), e conta com parceiros como o Grupo R1, Accor e CVC Corp. A programação contará com debates sobre as políticas voltadas para o turismo no estado, tendências e panorama geral do setor. Além disso, as ações de promoção dos destinos paulistas contarão com a parceria do coletivo BkDot, conhecido por fazer intervenções artísticas em pontos turísticos da capital, iniciativa que vai se expandir para cidades do interior.

O ciclo de palestras do evento, cujas inscrições podem ser feitas online no link, contará com participação de nomes importantes, como Gervásio Tanabe (Abracorp), Ana Biselli Aidar (Resorts Brasil), Fernando Guinato (Sheraton), entre outros.

O encontro tem como objetivo discutir a importância dos eventos no fomento ao turismo, atrativos turísticos do estado, entre outros pontos pontos importantes não só para o setor, mas para toda a cadeia, abordando também a aviação e hotelaria. “Estamos trazendo não só informações técnicas sobre o mercado, mas também humanizando o evento, falando sobre saúde mental e ESG. Essas pautas sociais são tão importantes quanto debater o panorama do setor como um todo”, diz Sando.

Importância do evento

Durante a coletiva, Karolini pontuou sobre a importância do Expo Fórum. “É essencial que estejamos sempre nos reunindo, para compartilhar esses insights e entender o cenário do mercado em suas diferentes frentes. É um evento que tem em sua raiz o fomento ao turismo, que convida as pessoas a visitarem nossos destinos”, reforça.

“A proposta do Expo Fórum, desde o início, é gerar relacionamentos com conteúdos relevantes. Os conteúdos técnicos estão nas mãos dos especialistas. O que o convention busca são oportunidades para gerar novos negócios. É um evento cujos debates servem para gerar outras discussões. No dia do encontro, também iremos relançar oficialmente a campanha São Paulo Pra Todos, mostrando os atributos que o estado tem, além do que temos de equipamentos turísticos para todos os gostos e bolsos”, complementa Sando.

A quinta edição do Expo Fórum terá como novidade o lançamento do Pamesp (Programa de Monitoramento de Eventos do Estado de São Paulo), apresentando os eventos previstos para o segundo semestre como forma de auxiliar a tomada de decisão de gestores. Questionado pelo Hotelier News sobre os desafios no fomento ao turismo, Sando pontuou que um dos principais ainda diz respeito à falta da mão de obra.

“Não adianta investirmos quantias gigantescas de dinheiro se não temos profissionais capacitados para atender à alta da demanda. É uma questão que também iremos discutir no Expo Fórum, porque as iniciativas dizem respeito também a um trabalho de excelência. Iremos falar sobre importância de capacitação, o S do ESG, e outras questões que envolvem equipes envolvidas nessas iniciativas”, salienta.

Expectativas

Durante o bate-papo online, Lucena reforçou o trabalho desenvolvido em conjunto com a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo). “Temos condições de fazer um planejamento a longo prazo e, por esse motivo, a Setur-SP também está criando opções para conceder crédito a produtos turísticos”, destaca.

“É uma iniciativa para ajudar a alavancar o setor. O que posso assegurar é que será o programa de crédito mais turístico do Brasil, que marcará uma nova era, de acesso desburocratizado ao crédito com diversos apoios, sob medida para cada demanda, atendendo instituições, municípios e empresas”, reforça o secretário.

Além disso, as iniciativas da secretaria para estimular o turismo contemplam participação em roadshows nacionais e internacionais, além de feiras e eventos. “Pretendemos intensificar, no próximo ano, esse formato e essa atividade de promoção, abordando assim todas as possibilidades de divulgação do potencial turístico do nosso estado”, comenta Lucena.

Por fim, o secretário diz que a expectativa é de que o evento traga discussões positivas e relevantes para o setor, raciocínio reforçado por Sando. “Estaremos lá no Sheraton dia 20. O estado de São Paulo está num ritmo frenético de ações, mas com certeza nosso propósito é o alinhamento da comunicação, das campanhas e da divulgação do que é São Paulo no Brasil e no mundo”, finaliza.

Programação

7h30 às 8h30 – Credenciamento e Café da manhã

8h30 – Abertura. Toni Sando (SPCVB) e anfitriões Raffaele Cecere (R1) e Fernando Guinato (Sheraton)

9h – Palestra Secretário Estadual de Turismo e Viagens Roberto de Lucena | Políticas públicas, ações e lançamentos para o Turismo do Estado de São Paulo

9h45 – Lançamento Artes das cidades do interior com BKDot Design

10h – Palestra Secretário Municipal de Turismo Rodolfo Marinho | Políticas públicas para o turismo na cidade de São Paulo

10h45 – Painel G20 – Carolina Negri (Sindepat) e Ana Biselli (Resorts Brasil) – A importância do associativismo

11h – Palestra Orlando de Souza | FOHB | Tendências dos meios de hospedagem

11h15 – Homenagem SPCVB à hotelaria associada

11h30 – Painel Tanabe Gervásio (Abracorp) e Giovana Jannuzzelli (Alagev) – Agenciamento e mercado corporativo

11h45 – Painel Jurema Monteiro (Abear) e Ronei Glansmann (Aeroporto SJC) | A aviação no Brasil e oportunidades

12h15 – Painel Milton Santos (Accredito), Ricardo Brito (DesenvolveSP) e Eduardo Madeira (DesenvolveSP) | Panorama econômico e linhas de crédito para o turismo

12h35 – Painel Alexis Pagliarini (ESG4) e Fernando Guinato (Sheraton) – ESG e Saúde Mental

12h55 – Palestra Paulo Ventura UBRAFE – Tendências do setor de feiras e homenagens aos centros de convenções associados ao SPCVB

13h15 – Lançamento do Livro Metas 2030 (Academia Brasileira de Eventos e Turismo)

13h30 – Atração cultural

13h30 às 15h – Almoço

8h às 15h – Exposição de Destinos e de atrativos de São Paulo.

15h às 17h – Reuniões fechadas COMTUR, CONTURESP e Embratur

(*) Crédito da foto: Divulgação/SPCVB