Neste mês, a instituição de distritos turísticos pelo Governo do Estado de São Paulo completou um ano. E os investimentos no setor têm atingido valores recordes. Segundo a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), os três atuais distritos turísticos do estado devem receber, juntos, mais de R$ 3 bilhões em investimentos privados, gerando mais de 10 mil novos empregos nos próximos cinco anos.

Para o distrito de Serra Azul, que abriga os municípios de Jundiaí, Vinhedo, Itupeva e Louveira, será destinado R$ 1,8 bilhão, fomentando 7,4 mil novas oportunidades profissionais, impulsionando os índices de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população.

Desde a aprovação da lei que permite ao governo paulista a criação de distritos turísticos, foi estabelecida uma nova lógica de desenvolvimento turístico para o estado. Com isso, as iniciativas passam a ser concentradas em atrair e implementar investimentos em empreendimentos turísticos âncora, de alto impacto regional e nacional, gerando novos fluxos econômicos para São Paulo.

Em Olímpia, que recebeu a 10ª edição da Adit Share, o amparo da legislação proporciona segurança e atrai cada vez mais investidores. O primeiro distrito do estado já conta com a segunda maior estrutura hoteleira e receberá novos pontos turísticos, como clube de golfe com hospedagem; um empreendimento temático com centro de compras; espaços para esportes radicais e de aventura, entre outros.

Infraestrutura turística

Para garantir a ativação econômica, melhoria do ambiente de negócios e, principalmente, promoção das regiões, o estado e os municípios onde os distritos estiverem situados poderão promover políticas de crédito, tributária e de fomento ao investimento, além de disponibilizar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento turístico local.

Na prática, isso significa abertura de vias de acesso, instalação de redes de energia, fornecimento de água e coleta de esgoto e demais serviços necessários para garantir a manutenção das atividades relacionadas ao turismo. Para a instalação de um distrito turístico, é necessário que a região cumpra pré-requisitos dentro de um estudo de viabilidade geográfica, social, jurídica e ambiental.

Além disso, também deverá ocorrer consultas públicas, avaliações por parte da Setur-SP e elaboração do Plano Básico de Implementação e Gerenciamento do Distrito Turístico, de acordo com critérios previstos em resolução.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Ferrasa