Ontem (1) a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou com 49 votos a favor e 10 contra o Projeto de Lei 723/2020. O texto contempla a criação de distritos turísticos no estado com promoção da logomarca do programa SP para Todos, que segue para sanção do governador João Doria.

Os distritos atenderão a regras como áreas territoriais situadas em um ou mais municípios que ofereçam relevância paisagística, natural, arquitetônica, histórica, cultural e étnica, além de complexos turísticos, hotéis, pousadas, segunda habitação, multipropriedade, shoppings, etc.

“A lei ajudará a criar grandes áreas para desenvolver a atividade turística. Apesar de ser estadual, acredito que outros estados seguirão o mesmo caminho. Acredito que esta tenha sido uma das aprovações mais importantes para o turismo nos últimos anos”, pontua Caio Calfat, fundador da Caio Calfat Real Estate Consulting.

A medida busca a ampliação econômica dentro do setor turístico, gerando emprego e renda; e o fortalecimento da competitividade do turismo paulista. Tanto o governo quanto as prefeituras poderão adotar novas políticas de créditos e tributos, com o intuito de incentivar o desenvolvimento dos distritos.

Recursos públicos e privados poderão ser investidos na infraestrutura dos municípios e em serviços que contemplem as atividades turísticas da região.

Distritos turísticos: o primogênito

E o primeiro distrito turístico já foi definido. Envolvido pelas cidades de Jundiaí, Louveira, Itupeva e Vinhedo, o primogênito do estado ficará localizado ao lado do Aeroporto de Viracopos, Shopping SerrAzul, Hopi Hari, Wet’n Wild, hotéis, outlets entre outros equipamentos do setor.

“É uma região perto de São Paulo e Campinas, com boas estradas, transporte aéreo farto e fácil. Chove pouco e está no caminho para o meio do estado. Tudo que está em volta dos municípios tende a ser beneficiado”, pontua o também presidente da Adit Brasil.

Sobre os próximos passos, Calfat já tem seu palpite. “O segundo distrito pode ser no Vale do Paraíba, entre São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. É uma localização entre Rio e São Paulo, as duas maiores cidades do país”.

(*) Crédito da foto: Itupeva Agora