Após um 2020 difícil e idas e vindas neste ano, a Slaviero Hotéis traça um segundo semestre mais positivo. Mesmo sem recuperar completamente os índices pré-pandemia, a rede afirma que, no ritmo em que está a retomada, parte dos hotéis os quais administra devem ter recuperação. A razão para isso se dá por questões de regionalidade. De modo geral, a companhia espera pleno retorno dos níveis em 2022, tendo em vista a queda na diária média nos últimos meses.

A afirmação é de Eduardo Campos, CEO da Slaviero Hotéis, em entrevista à reportagem do Hotelier News. A segunda onda, segundo ele, chegou a preocupar e frear os planos minimamente, mas a cautela durante essa turbulência contribuiu para expandir projetos como Um Quarto (short-term rental) e focar nas administrações.

“A melhoria dos resultados acontecerá quando tivermos atuação positiva em todas as frentes. Seja no aluguel de curto prazo, administração ou unidades franqueadas, a companhia precisa buscaar mais saúde financeira. Durante o maior impacto da pandemia no Brasil, foi isso que fizemos: nos planejamos para a retomada após a ‘tempestade'”, explica.

O executivo pontua que em julho, período de férias escolares no país, os resultados foram positivos para a Slaviero Hotéis. Apesar de não ter tantos hotéis voltados, de fato, ao lazer, a rede comemorou ocupação média de 50% dos empreendimentos, sendo o melhor mês da pandemia para a empresa.

“Nós aguardamos um segundo semestre mais positivo e confesso que estou mais animado. Alguns fatores como vacinação, flexibilização de restrições e a retomada das ocupações nos hotéis mostram que a tendência é de melhora”, complementa Campos. Outro aspecto que pode ajudar na retomada, segundo ele, é o possível retorno — lento — do segmento corporativo, bem como a volta de pequenos eventos.

Slaviero Hotéis: modelos

A pandemia freou o planejamento da companhia hoteleira voltado ao mercado de franquias. Mesmo durante o período de crise, no qual hotéis independentes passaram por maiores dificuldades, a Slaviero Hotéis optou pelo recuo nesta expansão. À reportagem, o CEO explicou a razão para isso.

“Não fazia sentido buscar negociações assim sem ter a companhia completamente saudável. É um mercado que queremos explorar ainda, mas sem pressa e focando na saúde dos hotéis que já administramos. É por isso que, com base em nossos planos, estamos voltando a negociar o modelo de franquia em mercados menores”, salienta.

Atualmente, a Slaviero Hotéis atua com quatro empreendimentos franqueados, emprestando sua marca e expertise no mercado. Uma das estratégias mais importantes neste processo, de acordo com Campos, são as ferramentas de precificação que incrementam a diária média das propriedades.

Por outro lado, o short-term rental também ganhou força com o grupo. Com 130 apartamentos neste portfólio, a empresa já consegue sentir a variedade no perfil do cliente.

Expansão

Ao todo, a empresa terá mais cinco hotéis, sendo três ainda em 2021 — Rondonópolis (MT), Ponta Grossa (PR) e Baixio (BA). Os outros dois são Fast Sleep Guarulhos by Slaviero Hotéis (segunda ala) e uma unidade em Manaus. Todos são hotéis sob contrato de administração.

“Queremos fortalecer nossa presença no Sudeste, principalmente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No entanto, de maneira geral, o objetivo é estar em grandes centros”, conclui. O executivo cita, por fim, que a companhia não tem empreendimentos no pipeline em São Paulo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Slaviero Hotéis