O mercado de short-term rental está avançando consideravelmente e atraindo investimentos. Em 2021, o segmento teve crescimento recorde de 22,5% em relação a 2020. De acordo com a Bloomberg, quase 30 centavos de cada dólar gasto em hospitalidade vão para o segmento de acomodações alternativas, com demanda aumentando mais de 60%. Somente nos EUA, o mercado deve gerar US$ 17,6 bilhões em 2022, acima dos US$ 15,1 bilhões de 2020, revela o Phocuswire.

Para capitalizar o interesse dos investidores, foram lançados mercados de short-term rental para simplificar o processo e reduzir as barreiras. Logo abaixo, são explicados os modelos de três opções: Triangle Luxury, Here e Nectar.

Triangle Luxury

Com sede na Suíça, a Triangle Luxury é um mercado fechado que permite que investidores privados, escritórios familiares e fundos imobiliários pesquisem e invistam em vacation rentals de luxo. No modelo, os gerentes das propriedades são o foco principal. Os empreendimentos à venda são publicados diretamente na plataforma digital pelos gerentes de short-term.

Na Triangle Luxury, os gerentes são os primeiros a saber quando uma propriedade é colocada à venda. Os investidores têm acesso ao rendimento de cada empreendimento, além de fotos, plantas baixas e vídeos de drones. Antes da comercialização, eles também têm a opção de permanecer na propriedade para entender melhor a perspectiva do hóspede.

“Até agora, os gerentes de propriedade não tinham uma maneira fácil de participar dos negócios imobiliários. No entanto, eles sempre foram os primeiros a saber quando um proprietário decidiu vender e isso geralmente resultava em perda de negócios”, diz Moriya Rockman, fundador e chefe de Marketing do Smiling House Group, criador da Triangle Luxury.

“Por outro lado, os investidores que compram imóveis para short-term rentals precisam buscar gestores locais para operar suas novas aquisições, processo que leva tempo e é desafiador, principalmente quando falamos de imóveis comprados internacionalmente. Com a Triangle Luxury, o gestor imobiliário está no centro do negócio”, completa.

Rockman acrescenta que a Triangle Luxury está construindo conexões com o sistema de gerenciamento de short-term rentals, permitindo às empresas importar todas as reservas anteriores para a plataforma.

“Os short-term rentals são especificamente resistentes à pandemia. Nossa rede de gerentes relatou aumento acentuado de hóspedes, investidores imobiliários e agências se aproximando para comprar propriedades”, pontua.

Here

A Here é uma empresa de tecnologia financeira com sede em Miami, atuando nos ramos de hospitalidade, imóveis e investimentos. Para empreendedores não credenciados, oferece acesso para investir em residências de luxo e aluguéis por temporada.

Os interessados em investir podem pesquisar propriedades, comprar ações em empreendimentos e obter renda trimestral e potencial valorização da propriedade. Na Here, os usuários têm acesso a projetos que se encaixam em seus critérios de investimento.

Após determinar quanto gostariam de investir, eles revisam os termos, assinam eletronicamente e financiam o investimento. “Acreditamos que a pessoa comum precisa de uma maneira melhor de investir em imóveis. Uma que seja baseada em inclusão e estabilidade”, explica Corey Ashton Walters, fundador e CEO da Here.

“Os vacation rentals são a classe de ativos imobiliários de maior rendimento, mas as pessoas estão com medo de estacionar seu dinheiro no mercado agora. A poupança não ajuda porque não supera a inflação, então um dividendo trimestral garantido sobre a renda de aluguel é um destino menos arriscado para o capital”, complementa Walters.

Nectar

Por fim, a Nectar – que tem sede em Atlanta – permite que os proprietários e operadores de short-term rental vendam o fluxo de caixa gerado por suas propriedades. A plataforma combina vários fluxos de renda em um único título diversificado para investidores passivos.

De acordo com Derrick Barker, cofundador da Nectar, o modelo recompensa os proprietários e operadores com melhor desempenho nos EUA. “Anteriormente, a única maneira real de continuar a financiar renovações e adiantamentos era atrair investidores de capital, que recebiam grande parte do valor criado pelo operador”, pontua.

“Estamos fornecendo uma solução que é mais flexível do que a dívida e, diferentemente do patrimônio, temos uma vantagem limitada. Assim, as operadoras podem obter o capital de que precisam, mas manter mais do lado positivo que estão criando. Assim, os investidores podem ter o que realmente desejam, que é uma renda totalmente passiva, gerenciada por um experiente profissional imobiliário”, finaliza.

(*) Crédito da foto: tierramallorca/Pixabay