No próximo dia 30 deste mês, o Sebrae-RJ lança em Teresópolis o projeto Destinos Turísticos Inteligentes, uma proposta que oferece estruturas turísticas diferentes para facilitar a interação e a integração do visitante antes, durante e depois da viagem. Durante o evento também será lançado o APP Tour Brasil Imperial e Embaixadores do Parnaso, que está disponível para Android e iOS. 

A ideia da instituição é incrementar a qualidade da experiência do turista com o destino por meio de tecnologias, governança e sustentabilidade.

Segundo Maria Cristina Andriolo, analista do Sebrae/RJ, para promover o desenvolvimento das inovações no turismo são necessárias, entre outras ações, a participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor, além de um ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo e uma aproximação entre os elos da cadeia de valor, incluindo as empresas dos segmentos que não são líderes. De acordo com Maria Cristina: "Os destinos inteligentes aumentam a percepção de valor, tanto dos turistas quando da população local. É um conceito ganha-ganha".

Para ser considerado destino inteligente, é preciso ter um espaço turístico inovador e dispor de tecnologia de ponta, ser focado no desenvolvimento sustentável e saber gerir os recursos de forma eficiente. "Com isso, esses locais garantem mais competitividade ao setor e possibilitam experiências de qualidade aos turistas, porque além de integrados, também são interativos", diz a especialista.

* Foto de capa: arquivo HN