(foto: arquivo HN/FIlip Calixto)

O Sebrae-RJ vai lançar, em março, na Região dos Lagos, um programa de gestão empresarial baseado em indicadores e metas, intitulado FGA ( Ferramentas de Gestão Avançada). Com uma metodologia específica, o curso tem duração de 14 meses e, segundo Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae-RJ na Região dos Lagos, tem como objetivo tornar as empresas mais competitivas.

O programa é dividido em quatro fases, que incluem diagnóstico da empresa, desenvolvimento de um plano empresarial, elaboração de estratégias e composição de um novo ciclo de planejamento. A ferramenta é voltada para pequenas empresas, com mais de dois anos de atuação ou que já tenham ultrapassado a fase inicial de estabelecimento no mercado, e que possuam estrutura gerencial e operacional avançada, a exemplo de atividades separadas em departamentos e funcionários alocados para função específica.

“É preciso que os empresários entendam os reais benefícios da FGA. O programa tem praticamente o mesmo custo de um MBA de gestão empresarial, porém com a diferença de que é totalmente customizado para a empresa de cada participante. Os empresários não irão apenas estudar processos de gestão e sim construir um modelo de gestão para o seu negócio. É feito um plano empresarial para acompanhar cada empresa participante, em conjunto com especialistas e o próprio gestor do negócio. Neste plano são alinhadas estratégias de crescimento empresarial. É muito válido para as empresas”, explicou Ana.

A aula inaugural será realizada dia 12 de março na sede do Sebrae em Cabo Frio. As inscrições podem ser feitas pelo escritório ou no site da instituição.

Etapas
Na primeira fase do programa, é realizado o Autodiagnóstico de Gestão, no qual o empresário preenche um questionário baseado no modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ. O Sebrae realizará uma visita de avaliação para verificar o nível de gestão da empresa, apontando pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Na segunda etapa é desenvolvido o Plano Empresarial, no qual são definidas as estratégias, objetivos, indicadores-chave e metas para a empresa. Essa fase tem duração de 60 dias e é dividida entre workshops em grupo e consultorias nas empresas.

O terceiro momento é a Gestão de Resultado. Durante oito meses, os participantes praticarão o estabelecimento de estratégias nas áreas de finanças, marketing, operações/processos e recursos humanos. Esta etapa é composta de quatro workshops em grupo para alinhamentos conceituais, consultorias nas empresas, encontros empresariais e reuniões mensais de avaliação de resultados.

A última fase é o Novo Ciclo do Plano Empresarial. Nesta etapa espera-se que um novo modelo de gestão já esteja implantado e em funcionamento no empreendimento. É a hora de apresentar resultados e fazer uma revisão estratégica de tudo que foi definido durante as etapas da solução, a fim de realinhar objetivos para o próximo ciclo do plano empresarial. Nesta fase, serão dois meses de workshops e consultorias. O custo do programa é de R$ 15 mil.

Serviço
www.sebrae.com.br