Uma das principais lideranças da hotelaria global, Sébastien Bazin tem se notabilizando nos últimos tempos por fazer certeiras avaliações do momento atual e futuro do setor. Durante participação no IHIF (International Hotel Investment Forum), realizado no último final de semana, em Berlin, o CEO e Chairman da Accor falou sobre sua missão atual à frente da companhia e como reforçar a individualidade será vital para o desenvolvimento da indústria.

E, quando se referiu à individualidade, Bazin fala tanto dos colaboradores, quanto à oferta de hotéis em si. Na primeira parte, ele citou um exemplo ocorrido em unidades do Leste Europeu. “Demos aos colaboradores um pouco de dinheiro para redesenhar um dos apartamentos. Eles também tinham liberdade para usar seus próprios pertences na decoração. Alguns deles colocaram seus próprios nomes acima das portas, o que elevou a autoestima e o orgulho deles com isso. Melhor ainda, os hóspedes também adoraram”, comentou, em entrevista a Hotel News Now.

Afinal, o que o CEO da Accor quis dizer com isso? Uma das coisas mais óbvias do mundo, mas que muitas redes e hotéis independentes ainda têm certa dificuldade de colocar em prática. Sim, em uma indústria feita por e para pessoas, os funcionários são ainda um recurso ainda não totalmente explorado para permitir que os hóspedes aproveitem aquela experiência. É exatamente aí que se encaixa a individualidade. Ou seja, é preciso dar mais reconhecimento a quem faz a roda girar, dando-os condições para tomar decisões e ter alegria de viver.

Segundo Bazin, essa iniciativa realizada no Leste Europeu pode até mesmo ser escalada para outros mercados, tamanho o impacto positivo gerado nas unidades em que foi implementada. Para ele, é uma forma de trazer mais paixão à indústria hoteleira e garantir a individualidade dos hotéis da marca.

Sébastien Bazin: oferta hoteleira

Para o executivo francês, a busca pela individualidade deve se estender também à oferta de hotéis. Embora diversas empresas hoteleiras tenham se concentrado em realizar conversões durante a pandemia, Bazin disse temer que esse movimento leve a indústria hoteleira a perder sua individualidade e originalidade.

“Sim, sabemos que as conversões estão dando combustível à expansão do setor. Os proprietários de hotéis independentes ganharam uma ajuda durante a pandemia, o que mascarou a realidade econômica. No entanto, disse às minhas equipes que é fundamental que não tomem vantagem. Permitam que se mantenham independentes. Precisamos desse tipo negócio, pois sem ele é mais difícil para um local reter suas diferenças e características”, explica o CEO da Accor.

Como exemplo, Bazin citou o caso da Itália, que se mantém bastante fragmentado – como o Brasil, por sinal – há centenas de anos, o que garante uma originalidade única à hotelaria local. Ainda assim, ele destacou que a rede francesa não está parada e que vem trabalhando para aumentar a base de quartos. Segundo o executivo, 50% de todas as assinaturas de contratos ocorridas no norte da Europa durante a pandemia foram realizada pela Accor.

Para completar, a Accor aproveitou a IHIF para lançar oficialmente sua 42ª bandeira. Com a Emblems Collection, a rede francesa espera reunir uma coleção de hotéis de luxo independentes, a exemplo do que já faz a Marriott com as marcas The Luxury Collection e Autograph Collection.

O império lifestyle

Hotéis de luxo, boutique e lifestyle são outro ponto focal para Bazin, ainda mais após a compra da Ennismore e do acordo com o Faena Group. Ele acredita que, em breve, a divisão responderá por 30% do faturamento da Accor. “Teremos 99 hotéis [dentro do acordo com a Ennismore] até o final do ano e mais 120 assinados nos próximos 18 meses. São outros 80 em negociação entre 18 e 36 meses, além de 150 bares e restaurantes autônomos ”, finalizou.

As marcas Rixos e Orient Express também entusiasmam o CEO da Accor. Em 2017, a rede francesa adquiriu uma participação na primeira, especializada em resorts de luxo all inclusive, e na empresa de viagens de trem de luxo. “Em termos de escalabilidade, a Rixos é um sucesso fenomenal. Já são 25 unidades e mais 25 serão assinadas ou inauguradas nos próximos 18 meses.” Algumas das vilas da marca são vendidas por € 4 mil por noite, acrescentou Bazin.

(*) Crédito da imagem: Terence Baker/CoStar.