Accor e o império lifestyle
25 de novembro de 2020Accor e Ennismore anunciaram esta semana que estão em negociações para unir forças. Para quem não conhece, a Ennismore é baseada em Londres e dona das marcas The Hoxton, Gleneagles, NoCo e Working From, com hotéis na Europa e EUA. Com essa fusão, e vendo o passo anterior com a sbe entertainment, a visão de futuro para a empresa francesa fica mais claro: a criação de um império lifestyle.
Com a conclusão da fusão, uma nova empresa – totalmente asset light – seria criada. Hoje, a nova rede já teria 73 unidades em funcionamento, com outras 110 no pipeline. Há ainda outras 70 propriedades em negociações, informaram as partes. Já o portfólio de marcas englobaria The Hoxton, Gleneagles, Delano, SLS, Mondrian, SO/, Hyde, Mama Shelter, 25hours, 21c Museum Hotels, Tribe, Jo&Joe and Working From.
Pelo que está sendo desenhado, a Accor seria majoritária na nova empresa, com Sharan Pasricha, fundador da Ennismore, detendo uma participação substancial. Baseado na rede de hotéis atual e no pipeline previsto, estima-se um EBITDA superior a € 100 milhões para a futura companhia no médio prazo. O nome Ennismore seria mantido na nova companhia, que manteria ainda base na capital britânica.
“Lifestyle, entretenimento e lugares com alma têm estado no centro de nossa estratégia de desenvolvimento e crescimento nos últimos anos. A parceria com o fundador da Ennismore, levará nossa ambição pelo lifestyle a um novo e empolgante nível”, diz Sébastien Bazin, CEO of Accor. “Com essa combinação, estamos criando o maior e mais rápido ecossistema de marcas do segmento no mundo”, completa.
“Esta empolgante parceria com a Accor nos permite construir um portfólio combinado de marcas lifestyle exclusivas, além de acelerar nosso crescimento e elevar as possibilidades de explorar novos mercados”, diz Pasricha. “Unir forçar com Sharan e o time talentoso da Ennismore é um passo e tanto para a estratégia de desenvolvimento da Accor. Com a parceria, estamos montando um portfólio incomparável de marcas que agradará proprietários, parceiros e hóspedes”, acrescenta Gaurav Bhushan, CEO da Accor para marcas lifestyle.
Accor e sbe
Para firmar a joint-venture com a Ennismore, a rede francesa anunciou que exerceu a compra da participação restante da sbe Entertainment, que estava nas mãos do fundador da empresa, Sam Nazarian. A transação é estimada em US$ 300 milhões e, pelo acordo, a Accor assume definitivamente as bandeiras Delano, Mondrian, SLS e Hyde. Além disso, passa a controlar as marcas de A&B (Alimentos & Bebidas) da sbe, como Cleo, Fili’a ou Carna by Dario Cecchini .
A Sbe opera atualmente 22 hotéis, com mais de 40 propriedades no pipeline. Desde a transação com a Accor, em 2018, o portfólio de unidades em desenvolvimento mais do que dobrou. Ainda foram realizadas inaugurações importantes, casos do Mondrian London e da esperada abertura do SLS Dubai, prevista para o ano que vem.
(*) Crpédito das fotos: Divulgação/Ennismore