A previsão para o segundo semestre da hotelaria carioca era de aquecimento, e, ao que tudo indica, essa projeção está se concretizando. No último fim de semana prolongado, o Rio de Janeiro testemunhou uma série de eventos marcantes, incluindo a final da Copa Libertadores da América, na qual o Fluminense triunfou sobre o Boca Juniors, da Argentina. O período agitado resultou em um aumento de aproximadamente 18% no faturamento do setor de turismo e transportes na cidade, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme informa O Globo.

As informações foram extraídas da nova pesquisa do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), que avalia o comportamento do consumo com base na atividade das máquinas de pagamento da companhia em estabelecimentos comerciais. Além da final da Libertadores, outros eventos também contribuíram positivamente para esse resultado, incluindo os shows de Roberto Carlos na Arena Jockey e da banda americana Red Hot Chili Peppers no estádio Nilton Santos.

A comparação foi feita entre os dias 2 a 5 de novembro de 2023 (quinta a domingo) e o período de feriado no ano anterior, de 3 a 6 de novembro. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, a taxa de ocupação dos hotéis atingiu 81,6%, considerando o sábado, dia da final do campeonato, como referência.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, observa que o feriado de Finados caiu em uma quinta-feira, ao contrário do ano anterior, o que resultou na extensão do fim de semana. Ele destaca que os períodos prolongados de folga costumam estimular a compra de pacotes de viagem e aumentar a ocupação hoteleira.

Outros dados

Apesar da final da Libertadores, o segmento de Bares e Restaurantes teve um desempenho mais modesto em comparação com o setor de turismo, registrando um crescimento de apenas 1,5%. Ainda assim, Alves ressalta que o feriado estendido repleto de eventos conseguiu reverter a tendência de queda que o setor vinha apresentando nos últimos meses.

A agência oficial de viagens da Conmebol, Absolut Sport, relatou ter vendido pacotes não apenas para torcedores argentinos do Boca, mas também para compradores de países como Honduras, Espanha, México e Portugal, entre outros. O CEO, Harry Collecta, enfatizou o interesse massivo dos torcedores em adquirir esses pacotes, dada a importância da final no icônico Maracanã, conhecido como o templo do futebol, e a expectativa de que este evento entre para a história.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Casai