Presente ao Expo Forum, aberta há pouco em São Paulo, Eduardo Sanovicz conservou com a reportagem do Hotelier News. Segundo presidente da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), gradualmente acontece a retomada da aviação comercial. A volta aos padrões pré-pandemia em termos de oferta, contudo, só deve ocorrer na passagem do primeiro para o segundo semestre.

“Diria que lá para junho. Agora, é difícil cravar uma data porque fatores como câmbio podem influenciar. A retomada da economia também cumpre papel fundamental nessa recuperação da movimentação do setor”, observou Sanovicz. “A retomada é gradual, mas as condições estão melhorando e estamos otimistas com o que está por vir”, completa o executivo.

Questionado sobre a saúde financeira das associadas a Abear, Sanovicz garantiu que o risco de um problema sistêmico é zero, apesar das dificuldades enfrentadas pelas companhias aéreas. Ele destacou também que o programa de financiamento previsto para a aviação comercial que foi desenhado com o BNDES acabou não caminhando.

“Foram oito meses de muito trabalho nas companhias aéreas, fazendo a lição de casa e com um gigante programa de redução de custos”, comentou. “Em paralelo, as companhias aéreas vão buscando seus caminhos para oxigenar o caixa. A Azul vai emitir debêntures. A Latam pediu o Chapter 11 (pedido de recuperação judicial) nos Estados Unidos. Já a Gol está buscando suas alternativas”, completou.

Eduardo Sanovicz: preocupações

Em relação ao mercado internacional, o dirigente da Abear disse que a retomada plena da malha aérea só ocorrem em 2024. “Temos que trabalhar para acelerar esse retorno, mas, novamente, vários fatores têm influência sobre isso”, comentou Sanovicz.

Por fim, assim como todo mercado hoteleiro, ele disse que as atenções estão voltadas para acelerar a recuperação dos segmentos corporativo e de eventos. “É a principal preocupação do momento. Do nosso lado, vamos ajudar colocando mais voos e ofertando preços competitivos. Em paralelo, trabalhamos para garantir a aplicação dos protocolos de saúde para levar segurança aos passageiros”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News