A Resorts Brasil vem enfatizando seu compromisso em sustentabilidade, governança e sociedade em duas frentes principais: a capacitação de profissionais na área e o diagnóstico, através de métricas, das práticas ESG de seus associados. Hoje (1) ocorreu a formatura da primeira turma do Programa de Formação de Talentos ESG para a Hotelaria, um marco para a associação.

“O Programa da Resorts representa uma conquista gigante, é uma jornada pioneira no setor. É difícil assimilar o significado dessas três letrinhas [ESG], ainda mais em um setor que estava saindo do tsunami que foram os últimos anos”, pontuou Ana Paula Arbache, ao longo de sua fala à turma de formatura. A profissional foi contemplada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o Prêmio 2023 SDG Pioneer, na categoria Pequenas e Médias Empresas na América Latina e no Caribe. “Essa premiação estimula as lideranças a aplicarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos negócios”, conta.

“Já falamos sobre o tema há vários anos, mas essa foi uma oportunidade de chegar em outro nível, e o caminho não para. É importante questionar o que já podemos fazer em termos de escolha no nosso dia a dia para ter um impacto sustentável positivo, por exemplo”, afirma Ana Biselli Aidar, presidente da Resorts Brasil. “Saímos daqui como uma comunidade, como um grupo. Nos ajudamos como pessoas, e também como profissionais, com a consciência de que, mudando nossos produtos, estamos mudando nossos destinos”.

“A Embratur tem como meta que o posicionamento do Brasil vai ser cada vez mais pautado com a agenda ESG, e precisamos entregar esses resultados em nossos destinos”, complementa a presidente.

O impacto nos profissionais

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Ana Paula Arbache foi reconhecida pela ONU

Com baixa taxa de desistência, o curso, que foi realizado em parceria com a Arbache Innovations, impactou 50 profissionais. “Tivemos cerca de 60 inscritos e dos 45 formandos que atuam no setor, 27 são colaboradores de empreendimentos associados à Resorts Brasil. Três colaboradores da Associação realizaram o curso, e outros dois profissionais da Arbache também”, conta Juliana Salles, gerente executiva da entidade, em entrevista para o Hotelier News. “Sabemos que não podemos parar nessa turma, e já estamos ouvindo os feedbacks dos alunos para entender o que é possível melhorar no próximo ano”, declara a executiva.

Juliana enfatizou, ainda, a esperança de que os alunos formados se tornem, de fato, agentes de transformação e espalhem o conhecimento adquirido.

A formação aconteceu entre agosto e novembro deste ano. Eliete Gomes Ferreira, do Grupo La Torre, foi uma das colaboradoras impactadas e deu seu depoimento sobre o curso. “Ao longo da jornada, por vezes, ficamos solitários. O processo de elaborar projetos, fazer testes, pensar em implementação é solitário, mas a jornada me mostrou que não precisa ser sempre assim. Dá para comunicar com outros profissionais do setor, assim, todo mundo ganha. Estou na expectativa das próximas formações, para me aprofundar ainda mais”.

Almir Trinchão, profissional do Cana Brava Resort, também deu seu depoimento. “Nós, como gestores, não conseguimos fazer nada sozinhos, mesmo que detenhamos o conhecimento. Meu pai já dizia: a união faz a força, e precisamos continuar com essa comunicação e trocando conhecimento”, declarou.

Além de Trinchão, Isis Batista, do Grupo Tauá, demonstrou satisfação com o setor. “É muito bom ver que estamos realmente levando em frente uma agenda de responsabilidade social e ambiental. Se conseguirmos trazer esse propósito para a vida, tanto dentro, quanto fora das corporações, faremos a diferença”.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News