Há algo fascinante acontecendo nas ruas movimentadas de São Paulo. À medida que a cidade se reinventa com novas linhas de metrô e de ciclovias, gerando mudanças nos hábitos de mobilidade, o mercado de short-term rentals parece dançar ao ritmo dessa transformação. E, neste cenário de mudanças, surge uma paisagem propícia para investimentos estratégicos em short-term rentals e empreendimentos residenciais. Como corretora de imóveis, vejo não apenas mudanças na forma como as pessoas se movem pela cidade, mas também uma nova abordagem para investir de maneira inteligente.

O metrô, outrora um meio de transporte, tornou-se um fator decisivo na escolha de localização para as duas pontas da indústria de hospitalidade: o hóspede e o investidor em potencial. À medida que novas estações brotam pela cidade, bairros antes relegados a segundo plano emergem como destinos desejados. Isso, por sua vez, cria ondas de impacto no segmento de short-term rentals. Proprietários agora se veem estrategicamente posicionados para atender a uma demanda em ascensão, enquanto investidores imobiliários ajustam suas perspectivas para alinhar-se a essa nova dinâmica.

Vale destacar que, em São Paulo, as ciclovias não são apenas faixas pintadas no asfalto. Elas representam uma transformação mais ampla em direção à mobilidade sustentável. Essa mudança de paradigma tem implicações diretas na escolha de acomodações temporárias. Viajantes conscientes agora buscam não apenas onde ficar, mas como chegar lá de maneira ecológica. Assim, surge uma interseção única entre ciclovias e short-term rentals, criando oportunidades inexploradas para aqueles que buscam uma experiência mais verde na cidade cinza.

No entanto, essa nova oferta de mobilidade não apenas redefine a experiência do viajante temporário, mas também deixa uma marca indelével nos investimentos imobiliários. À medida que novas linhas de metrô se estendem, há um renascimento em projetos de prédios residenciais e corporativos. A valorização do metro quadrado na esteira dessas melhorias de mobilidade é inegável. Para investidores sagazes, a questão crucial é como antecipar esse movimento e posicionar-se estrategicamente.

Antecipar a valorização imobiliária ligada à mobilidade urbana requer uma compreensão profunda dos planos de expansão e desenvolvimento da cidade. A consulta a fontes confiáveis, como órgãos governamentais e planos urbanísticos, pode fornecer insights valiosos sobre áreas que estão programadas para receber melhorias na infraestrutura de transporte. Além disso, observar o histórico de valorização em regiões que já passaram por transformações semelhantes pode ajudar a identificar padrões e antecipar tendências.

Outro ponto crucial é manter-se atualizado sobre os projetos imobiliários em andamento. Empreendimentos que surgem em áreas próximas a futuras estações de metrô ou ciclovias podem representar oportunidades de investimento significativas. Participar de eventos do setor imobiliário e estabelecer contato com profissionais locais podem proporcionar informações privilegiadas sobre os próximos lançamentos e perspectivas de valorização.

Além disso, a observação atenta das mudanças nos padrões de demanda por short-term rentals pode servir como um indicador antecipado de áreas em ascensão. A pesquisa de mercado e o monitoramento de plataformas de hospedagem podem revelar quais bairros estão experimentando aumento na procura por acomodações temporárias, indicando um potencial aumento no valor dos imóveis na região.

Em última análise, a antecipação do movimento de valorização imobiliária vinculada à mobilidade urbana requer uma combinação de análise estratégica, pesquisa de mercado e networking. Investidores que conseguem antever essas mudanças e agir proativamente podem não apenas garantir investimentos mais vantajosos, mas também contribuir para a construção de um futuro urbano mais dinâmico e integrado em São Paulo. Na Victorino Flats, estamos aqui para te ajudar a identificar boas oportunidades de investimento!

Corretora de imóveis, especialista em apart hotéis e condo-hotéis, Renata Bernardes atua há dez anos no mercado imobiliário. No período, desenvolveu a carreira Allflats, comandada por Aurimar Luis Novello e Regiane Bernardes Novello e que conta com 40 anos de expertise no segmento específico de condo-hotéis e flats. Com atuação na capital paulista, a profissional sempre buscou a integração com as operadoras hoteleiras para promover tanto a valorização das diárias, com a finalidade de rentabilizar os proprietários o máximo possível, como das unidades autônomas, a exemplo do La Residence Paulista e H4 Opera Jardins.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal