Em relatório divulgado recentemente, a Marriott International, que tem dado importantes passos rumo à expansão global, divulgou tendências de viagens em grupo para 2024, principalmente na América Latina e Caribe. O objetivo é fornecer uma visão de como o planejamento de eventos e viagens de negócios deverão evoluir até o próximo ano, aponta o Hotel Business.

De acordo com o relatório da rede norte-americana, as principais conclusões revelam mudanças na seleção de locais, experiências em grupo, principais destinos nacionais e internacionais, e mudanças na demanda por hotéis. Os insights vêm de uma pesquisa com mais de 1 mil planejadores de viagens e organizadores de eventos nos EUA.

“Os viajantes estão buscando experiências de viagens em grupo, mais significativas, com foco na personalização, flexibilidade e imersão cultural”, aponta Louise Bang, diretora de Vendas e Marketing da Marriott na América Latina e Caribe.

“Seja planejando viagens de lazer ou de negócios, a nova geração de viajantes quer sair e explorar ativamente os destinos. Espera-se que as viagens em grupo continuem fortes no próximo ano, e esta previsão oportuna fornece informações valiosas para nos ajudar a adaptar e atender às novas preferências”, completa a diretora.

Principais insights

Os resultados da pesquisa da Marriott revelam que os principais fatores que influenciarão a seleção do local para 2024 serão o alinhamento das concessões com a evolução dos objetivos do programa (49%), a adaptabilidade às necessidades (47%), e o tempo de resposta a consultas e solicitações (46%).

Além disso, 34% dos entrevistados indicaram que a seleção de um hotel ou destino foi influenciada por experiências anteriores, sugerindo que a maioria dos organizadores de eventos está disposta a adotar novos locais que atendam às prioridades e requisitos atuais.

Cerca de 33% escolherão com base no destino ou na popularidade do hotel, mostrando que a reputação é menos importante do que a capacidade de atender aos desejos e necessidades do evento.

Os tipos de experiências de eventos em grupo que os planejadores pretendem incorporar também estão evoluindo para 2024. Os participantes esperam atividades envolventes e imersão cultural que apoiem as comunidades locais.

A pesquisa revelou alguns dos fatores que influenciarão a decisão do hóspede. Em primeiro lugar, aparecem alimentos e bebidas (44%), e imersão cultural/local (32%). Os entrevistados também enfatizam que as experiências de responsabilidade social corporativa (26%) que retribuem às comunidades locais também são um fator determinante.

Preferências de viagem em grupo

Certos protocolos pandêmicos desaparecerão para eventos em grupo até 2024. Metade considera as refeições pré-planejadas (50%) desatualizadas e prefere opções flexíveis. Outros 49% partilharam uma necessidade contínua de reuniões exclusivamente ao ar livre e no local, mostrando abertura para espaços internos e externos.

Os entrevistados consideram que grandes espaços de trabalho fechados (45%) e padrões de distanciamento social (38%) são formatos que estão com interesse decrescente. Os planejadores agora buscam experiências personalizadas ao invés de eventos prontos para uso. Personalização e espaços flexíveis sinalizam um novo capítulo para viagens em grupo.

Atividades de bem-estar

O bem-estar continuará a ser um foco significativo em 2024, com os viajantes desejando mais experiências além de um spa típico. A pesquisa mostrou que 65% dos entrevistados expressaram interesse em atividades wellness, como aulas de jiu-jitsu e kickboxing, enquanto 58% desejam atividades mais conscientes, como ioga e meditação. À medida que o bem-estar se torna uma jornada sensorial, os viajantes buscarão experiências imersivas.

Os viajantes procuram experiências autênticas a partir de uma perspectiva local e procuram atrações fora dos circuitos habituais. O levantamento da Marriott mostrou que 60% dos entrevistados desejam explorar os sabores locais de bebidas, e 57% buscam a culinária local e atividades gastronômicas durante suas viagens.

Por fim, as viagens sustentáveis ainda são um diferencial para 77% dos entrevistados, e 60% procuram reduzir as viagens com alta emissão de carbono, optando por escolhas mais limpas, que tenham impacto positivo nos destinos visitados.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International