Agregar valor aos empreendimentos é parte da estratégia adotada por diversas redes para ganhar musculatura na retomada. Enquanto uma parcela do mercado ainda patina para recuperar os indicadores, a Rede Kastel comemora a escalada da diária média e RevPar no primeiro semestre de 2022.

Operando em quatro destinos, o grupo alcançou resultados otimistas, impulsionados pelo retorno da demanda de eventos. Em entrevista ao Hotelier News, Fabiano Barros, gerente de Vendas da Kastel, compartilhou alguns números da empresa para a primeira metade do ano.

“Comparado ao ano de 2019, tivemos aumento de 8% em diária média e de 6% em ocupação. Em relação a 2021, o incremento foi de 19% e 12%, respectivamente. Estamos bem confiantes para o segundo semestre com o crescimento de eventos, que subiram 30% frente ao período pré-pandêmico. Estamos com mais de 30 eventos por mês em toda a rede”, revela Barros.

Ele acrescenta que os resultados positivos do primeiro semestre foram puxados pelo lazer. De acordo com o gerente, a ocupação da Rede Kastel navegou na casa dos 80%, com destaque para os hotéis nordestinos. “Nossos hotéis na região têm nos surpreendido bastante, com a diária média subindo, o que direciona nossa atenção para lá”, continua o executivo.

Novas aquisições

Os últimos anos foram de expansão de portfólio e novas aquisições. Entre as mais recentes estão o Kastel Petrópolis, localizado dentro de um shopping, no coração de Petrópolis (RJ). Com 62 apartamentos, a previsão de abertura do empreendimento é para novembro deste ano. Vale lembrar que todas as unidades são de propriedade da rede, uma vez que a empresa não administra hotéis de terceiros.

Em 2020, a Kastel abriu as portas de seu primeiro hotel no Nordeste – o Kastel Manibu Hotel Recife. Em janeiro deste ano, o grupo expandiu sua atuação na região com a inauguração do Kastel Jampa, em João Pessoa, de perfil boutique.

“Passamos de nove para 12 hotéis entre 2020 e 2022. Também adquirimos o Kastel Pedra Bonita, em Petrópolis. Foi um período de crescimento para a rede e estamos estudando novas praças para expandir, principalmente no Nordeste”, pontua Barros.

Protagonismo nordestino

Com um trabalho intenso de captação de clientes e realização de eventos corporativos, Recife é a praça que mais tem se destacado. A unidade, que conta com 10 salas de reunião e capacidade para receber até 300 pessoas, está localizada na Praia de Boa Viagem e busca manter a boa demanda para o segmento.

No caso de João Pessoa, o lazer e o corporativo dividem a ocupação enquanto a sala de eventos não entra em operação, com capacidade para acomodar até 120 participantes. “Estamos atentos às oportunidades no Nordeste, pois muitos hotéis nos são oferecidos. Vamos avaliar cada um para continuar crescendo, mas sem deixar de considerar outras praças. Nossa expectativa é de incluir mais três empreendimentos ao portfólio até 2024”, declara Barros.

Investimentos e melhorias

Em breve, o Kastel Petrópolis ganhará mais 20 acomodações, com previsão de entrega até o fim de 2023. Ainda em Petrópolis, o Kastel Grão Pará ganhou uma piscina aquecida e banheiras de hidromassagem para complementar a experiência do hóspede. Em setembro, o empreendimento também abrirá as portas de uma pizzaria, uma adega e uma cafeteria com acesso para o público externo.

“Nós também cuidamos do jardim em frente ao Grão Pará, pois estamos sempre pensando no hóspede e na população local. Já o Pedra Bonita passou por uma revitalização, trocamos as TVs, ar-condicionado, colchões e cortinas”, diz o executivo.

A Pousada Le Siramat está em obras, com previsão de finalização em outubro. A propriedade reformou a piscina, que agora é aquecida, além de melhorias nos 18 apartamentos. No total, todos os investimentos da rede chegaram a R$ 5 milhões.

“Focamos na melhoria dos produtos e na experiência do hóspede, que resultou no crescimento da diária média e no aumento das notas nos portais especializados. Para o segundo semestre, temos boas expectativas para a região serrana, que receberá muitos eventos organizados pelo poder público. Em Búzios, o calendário também é importante, além de ter um destino de alta demanda no verão”, finaliza Barros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Rede Kastel