Dia após dia, desastres naturais advindos das mudanças climáticas assolam o mundo. O clima se torna mais imprevisível a cada ano, e a indústria hoteleira sofre as consequências, não somente por conta desse cenário, mas da era em que os consumidores estão mais ambientalmente conscientes. Por isso, a lucratividade hoteleira e a responsabilidade ambiental estão de mãos dadas — ou deveriam estar, como aponta artigo do Hospitality Net.

Apesar dos desafios, esse cenário representa uma oportunidade para que os empreendimentos abracem totalmente o futuro sustentável enquanto protegem seus lucros. Para os hotéis que desejam embarcar em uma jornada mais verde em 2024, a chave é começar pequeno, focando em melhorar a eficiência energética e hídrica. Pequenas mudanças, como a implementação de um sistema de manutenção preditiva e sensores IoT (Internet of Things) para controle climático preciso podem resultar em grande economia a longo prazo.

Passos práticos rumo à sustentabilidade

Sistema de manutenção preditiva: identificar e resolver problemas de energia antes que se tornem grandes desafios é uma estratégia essencial. Em vez de realizar manutenção em intervalos fixos ou em resposta a falhas inesperadas, a manutenção preditiva utiliza dados e análises para prever quando uma peça ou sistema precisará de reparo.

A ideia é monitorar continuamente o desempenho de equipamentos por meio de sensores e outras tecnologias. Esses sensores coletam dados em tempo real, como temperatura, vibração, pressão e outras variáveis relevantes.

Sensores IoT: para facilitar a manutenção preditiva, além de controlar climatização e vazamentos de ar com precisão, os sensores IoT são ideais. Trata-se de dispositivos que coletam dados do ambiente ao seu redor e os enviam para sistemas conectados à internet para análise, controle ou tomada de decisões.

Eletrodomésticos de baixo fluxo: são dispositivos e equipamentos que foram projetados para consumir menos água em comparação com modelos convencionais. Essa abordagem visa promover a eficiência no uso da água, reduzindo o desperdício e contribuindo para práticas mais sustentáveis. Outra prática hídrica, que pode se aliar aos sensores IoT, é a prevenção de vazamentos.

Iluminação LED Inteligente: a adoção de iluminação inteligente, com controles ativados por movimento, pode otimizar o uso de energia.

Eliminação de plásticos de uso único: abandonar garrafas de água com sobretaxa e outros plásticos descartáveis e distribuir bebedouros e filtros pela propriedade é uma alternativa.

Produtos de limpeza ecológicos: outra substituição relevante é a utilização de produtos de limpeza sustentáveis, não apenas ecológicos, mas também eficazes.

Redução do desperdício de alimentos: aproveitar ao máximo cada parte dos alimentos, além de distribuir pratos menores em buffets podem reduzir significativamente o desperdício de alimentos. Além disso, implementar compostagem e vermicompostagem é um passo importante, visto que as práticas transformam os resíduos alimentares que acabariam no lixo.

Essas medidas, quando implementadas de forma gradual, não apenas tornarão as propriedades mais eficientes, mas também atrairão consumidores dispostos a pagar mais por uma estadia sustentável, elevando a lucratividade hoteleira.

(*) Crédito da capa: mrsiraphol/Freepik