De acordo com dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franquias), o segmento apresentou, no estado do Rio de Janeiro, números positivos no primeiro trimestre de 2023, registrando faturamento de mais de R$ 5 bilhões. O crescimento foi de 19,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional. A hotelaria e o turismo estão entre os setores que mais contribuíram para o resultado, avançando 32,9%.

Entre os destaques de faturamento, também aparecem os setores de Casa e Construção (39,3%) e Comunicação Informática e Eletrônicos (29,3%). Em relação ao crescimento das operações, os segmentos com maior expansão foram Alimentação, Hotelaria e Turismo e Casa e Construção.

“Os números do mercado de franquias juntam-se a outros indicadores positivos e confirmam, cada vez mais, a trajetória de recuperação da economia do estado do Rio de Janeiro. O crescimento do segmento é uma demonstração de confiança, não apenas do empresariado, que voltou a investir, mas também do consumidor, que se mostra mais predisposto a consumir”, afirma Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, em entrevista ao Diário do Rio.

Contribuição do setor

Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, ressalta a importância do segmento de franquias para a economia fluminense. “O franchising é fundamental não só por movimentar bilhões em investimentos e negócios. O setor gera milhares de postos de trabalho para a população e representa uma excelente oportunidade para quem busca empreender”, pontua.

“As redes fizeram o dever de casa e se prepararam. Os dados mostram os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, em vários canais de atendimento, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, finaliza Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atlantica Hospitality International