Recentemente, a ICON, escritório com experiência em impressão 3D em larga escala, divulgou o projeto para reconstruir o El Cosmico, hotel de acampamento em Marfa, Texas. As obras do empreendimento, pensado em parceria com o BIG-Bjarke Ingels Group, deverão ser iniciadas em 2024, segundo o Arch Daily.

Liz Lambert, especialista em arquitetura hoteleira e parceira no projeto, pontua que o El Cosmico pretende ser mais que um hotel. A ideia, segundo ela, é expandir a experiência dos hóspedes por meio da inclusão de instalações artísticas e de capacitação, juntamente com a oportunidade de experimentar em primeira mão os resultados de novas tecnologias.

Embora as estruturas sejam possíveis por meio de avanços em várias técnicas de construção, a impressão 3D, já adotada por outras empresas hoteleiras anos atrás, também incorpora alguns dos princípios antigos da construção.

Estrutura

O design reimaginado do El Cosmico conecta a paisagem do alto deserto e as organizações cósmicas, segundo os arquitetos. A linguagem arquitetônica do empreendimento conta com estruturas e cúpulas de formas orgânicas, empregando formatos suaves e superfícies curvas. Já o espaço físico do hotel 3D contará com acomodações e um programa que inclui piscina, spa e instalações compartilhadas.

O projeto ainda tem o objetivo de explorar a interconexão entre arte, natureza e hospitalidade. O hotel foi planejado para oferecer habitações acessíveis impressas em 3D em Marfa, para atender às crescentes necessidades da cidade.

“As arquiteturas verdadeiramente únicas e divergentes possibilitadas pela impressão 3D estão apenas começando. Uma das grandes alegrias da ICON é colocar nossa tecnologia nas mãos de grandes criativos e ver quais possibilidades surgem”, afirma Jason Ballard, co-fundador e CEO da empresa.

(*) Crédito da capa: Divulgação/ICON