Em meados 2023, um estudo da University of Houston indicou que questões éticas e de segurança afetam a aceitação da IA (inteligência artificial) na hotelaria. Desde então, pouca coisa mudou. De acordo com o Índice de Transformação de Marketing de IA, realizado pela SOCi Inc., 52% dos profissionais de marketing digital dos Estados Unidos listam a privacidade como sua principal preocupação em relação à adoção da tecnologia em empreendimentos hoteleiros, segundo divulgado pelo Hotel Business.

O estudo encomendado pela SOCi, que contou com a participação de mais de 300 profissionais de marketing digital, oferece uma compreensão mais aprofundada da utilização de IA em marketing e dos planos futuros para suas aplicações. A Parte IV, que é a fonte dos dados divulgados abaixo, também se concentra em determinar se diretrizes e protocolos claros estão em vigor para orientar de forma eficaz e segura a adoção e o uso da tecnologia.

Cerca de 36% dos participantes afirmam que os empreendimentos em que trabalham não “têm um plano claro para a integração de IA em sua estratégia de marketing”, e 10% responderam “não temos e não sabemos por onde começar”. Alternativamente, 40% disseram ter “um plano claro e que vem sendo bem executado”, enquanto um quarto (22%) admitiu ter um plano, mas “estão tendo dificuldades com a execução”.

“A integração eficaz de IA no marketing exige não apenas capacidade tecnológica, mas também clareza estratégica”, disse Monica Ho, CMO da SOCi. “Nosso estudo revela uma lacuna entre conscientização e ação, destacando a necessidade urgente de um plano para navegar melhor na adoção de IA”, pondera.

Quanto às preocupações sobre IA no marketing, “questões de privacidade” lideraram a lista, com 52%. Em segundo lugar está a  “dependência extrema em tecnologia”, com 46% dos votos, e “adaptar os dados à IA” vem logo depois, mencionado por 41% dos participantes. Além disso, 36% dos respondentes temem que a ferramenta poderia, eventualmente, substituir seus cargos. Outras preocupações incluíram integração com sistemas atuais (35%) e garantia de ROI (30%).

“As preocupações com privacidade geralmente surgem quanto aos aspectos de como as empresas coletam, armazenam e usam os dados dos consumidores para fins de marketing”, disse Monica. “Com a capacidade da IA de analisar grandes conjuntos de dados, há um aumento no risco de informações sensíveis serem mal gerenciadas ou usadas de maneiras que violam a privacidade do consumidor. Estabelecer diretrizes internas claras e políticas em torno do uso de IA no marketing pode ajudar a garantir práticas éticas e conformidade com as leis”, acrescentou.

Em termos de diretrizes estabelecidas para o uso de tecnologia de IA e privacidade, 39% confirmaram ter normas em vigor, enquanto 35% estão atualmente no processo de desenvolve-las. No entanto, 22% não têm nenhuma diretriz de uso ou privacidade em vigor.

Outros aspectos do estudo

Ao investigarem os desafios enfrentados na incorporação da IA às estratégias de marketing e fluxos de trabalho, os profissionais expressaram suas preocupações. A “falta de entendimento de IA” foi apontada por 47% dos entrevistados como a principal barreira. Em seguida, “dificuldade em alinhar IA com objetivos de marketing” foi mencionada por 44%, seguida por “treinamento ou educação inadequados”, com 43%, e “restrições orçamentárias”, com 36%. Apenas 1% dos participantes relatou outros desafios, enquanto 7% afirmaram não integrar ferramenta de forma alguma em suas práticas de marketing.

No que diz respeito aos recursos necessários para uma integração mais eficaz da IA, os profissionais destacaram suas prioridades. A necessidade de “mais tempo para entender e implementar IA” foi ressaltada por 62% dos entrevistados, seguida por “mais pessoal treinado”, com 53%, “mais orçamento”, com 44%, e “estratégias mais claras da liderança”, com 32%.

Quanto à equipe de marketing dedicada à supervisão dos modelos de IA, os dados revelam que 39% possuem funcionários especializados, enquanto 21% não têm e 37% estão em processo de treinamento ou aprimoramento de times nessa área específica.

Ao avaliar o nível de confiança na utilização de modelos de linguagem e IA generativa para apoiar os esforços de marketing, três quartos (75%) dos profissionais se sentem confiantes, com 26% desse grupo muito confiantes e 49% um pouco confiantes. Em contrapartida, 19% não se sentem confiantes, sendo que 14% estão pouco confiantes e 5% nada confiantes.

No que diz respeito à facilidade de implementação da IA, os resultados foram variados. Enquanto 25% dos entrevistados consideraram o uso da tecnologia difícil (3% “Muito difícil” e 22% “Um pouco difícil”), 40% tiveram uma experiência mais fácil (27% “Um pouco fácil” e 13% “Muito fácil”). O maior grupo, representando 35%, permaneceu neutro, indicando que ainda não houve um consenso claro sobre a facilidade de implementação da ferramenta.

(*) Crédito da foto: rupixen/Pixabay