O Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) deste ano está com novidades. A pedido do mercado, o Hotelier News e a QI Profissional inseriram uma nova categoria de profissionais. Em 2024, a hotelaria conhecerá o primeiro premiado em Gestão de Qualidade e Sustentabilidade.

Com o avanço das agendas ESG no setor hoteleiro, o desenvolvimento de departamentos dedicados tornou-se fundamental para a adoção de boas práticas. Sabendo do alto impacto ambiental e social dos hotéis em suas comunidades, o trabalho dos gestores ganhou ainda mais protagonismo nos últimos anos.

Nesta categoria, os jurados selecionaram três finalistas. São elas: Michele Santos (Malai Manso Resort); Isis Batista (Grupo Tauá de Hotéis) e Fernanda Costa Ferreira Paes Barreto (Aquaria Natal Hotel).

Os vencedores do Prêmio VIHP serão revelados no dia 26 de março, em evento no Riverview Corporate Tower, em São Paulo.

Isis Batista

Isis é formada em Engenharia Ambiental

As profissionais

Michele é graduada em Gestão de Qualidade pela UNIFACS (Universidade de Salvador), além de formação em Qualidade pela Cristal International Standards. Para complementar seus conhecimentos, a executiva ainda possui uma série de certificações em áreas como Liderança e Gestão de Pessoas; Gestão de Riscos; Certificação ISO 27701; entre outras.

Sua atuação na hotelaria começou Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa como gestora de Qualidade, cargo que ocupou por mais de dois anos. Em seguida, passou a integrar o time do Malai Manso Resort como coordenadora de Qualidade e Projetos até chegar ao posto de coordenadora de Melhoria Contínua.

Isis é bacharel em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Newton Paiva, com especialização Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho. A profissional ainda conta com mestrado em Tecnologia de Produtos e Processos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Para completar, a executiva é pós-graduada em ESG e Sustentabilidade pela FIA Business School.

A gestora foi docente do Cenad Ead nas disciplinas de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Segurança do Trabalho; Gerenciamento de Projetos; e Gestão de Transporte e Materiais. Foi analista ESG na Patrus Transportes e ingressou no Grupo Tauá como gerente de ESG em 2022.

Já Fernanda é bacharel em Turismo pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e é fluente em inglês e espanhol. Atuou no Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foi coordenadora do Centro Acadêmico Sabino Gentile.

Sua atuação na hotelaria começou como recepcionista no Lua Cheia Hostel e, em seguida, ocupou o mesmo cargo na Pousada Mirante. No Rifóles Praia Hotel foi recepcionista e supervisora de Recepção. Mais tarde, passou a integrar o time do Wish Natal também na área da Recepção. Desde 2023 ocupa a cadeira de Líder de Qualidade, Experiência e Lazer do Aquariana Natal Hotel.

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação